A eleição indireta que elegerá o novo prefeito e vice de Caxias do Sul ocorrerá no dia 9 de janeiro. A data foi definida nesta sexta-feira (27) durante reunião com os líderes das 11 bancadas da Câmara de Vereadores. A escolha ocorrerá em sessão extraordinária com início às 8h30min.
— Temos ritos com tempo mínimo para acontecer. O grupo de transição está aí, mas a figura do prefeito é chave. Isso foi muito ponderado. Pensando nas questões que precisam de andamento na cidade e buscando não causar mais instabilidade, optamos pelo dia 9 —explica a presidente da Câmara de Vereadores, Paula Ioris (PSDB).
A eleição ocorre em função da cassação de Daniel Guerra (Republicanos), em 22 de dezembro. A Câmara tinha intenção de escolher o novo Chefe do Executivo ainda nesse ano para evitar mais desgastes, no entanto, isso não foi possível. Com isso, o novo presidente da Câmara, Ricardo Daneluz (PDT), é quem assume como prefeito interino até a votação. Paulo Périco (MDB), ficará como presidente em exercício do Legislativo. Flavio Cassina (PTB), presidente do Legislativo em 2019, que assumiu como prefeito interino, permanecerá no cargo até o dia 2.
Conforme Paula, quem for eleito durante a votação do dia 9 tomará posse imediatamente e completará o mandato até o dia 31 de dezembro de 2020.
Confira a entrevista da presidente da Câmara de Vereadores, Paula Ioris (PSDB), para o programa Chamada Geral da Rádio Gaúcha Serra: