A menos de um mês do fim do prazo para o recadastramento biométrico eleitoral em Farroupilha, mais de 20% dos cerca de 55 mil eleitores do município ainda não fizeram o procedimento. A data limite é 11 de dezembro. Até lá, os eleitores devem comparecer ao Cartório Eleitoral da cidade de segunda à sexta das 13h às 19h.
Em dezembro, o cartório terá plantão no fim de semana dos dias 7 e 8, com horário de funcionamento das 13h às 18h. Para agilizar o atendimento, o eleitor pode realizar o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
Além das impressões digitas colhidas, também são atualizadas as informações do Cadastro Eleitoral, como o endereço do eleitor.
De acordo com Alexandre Bohrer, chefe do cartório de Farroupilha, para agendamento prévio pelo site, são disponíveis 80 vagas. Para quem deseja agendar pessoalmente no cartório, o número de vagas disponíveis é de 28 por dia. Segundo Bohrer, os eleitores que comparecerem ao cartório sem agendamento prévio serão atendidos conforme a ordem de chegada e demanda. Não há um número exato de vagas a serem disponibilizadas por dia.
Os documentos necessários para realizar o cadastro são um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado. Para homens entre 18 e 45 anos, que irão fazer o título pela primeira vez, é obrigatório a apresentação do certificado de alistamento ou de reservista.
Quem não comparecer à Justiça Eleitoral até o fim do prazo anunciado terá o título cancelado e não poderá votar na eleição seguinte.
Desde 2008 a Justiça Eleitoral tem adotado o cadastramento biométrico para permitir mais segurança ao eleitor na hora de votar. No Rio Grande do Sul, é solicitado o cadastro biométrico desde 2015. As datas limite para o recadastramento variam em cada município.