Das 13 reciclagens convidadas a participar da discussão, 12 mandaram representantes para reivindicar demandas da categoria ao Legislativo de Caxias do Sul. De acordo com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, vereador Gustavo Toigo (PDT), representantes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social e da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) foram convidados a participar da reunião, mas não estiveram presentes. Por isso, agora o encaminhamento de reivindicações à prefeitura será feito pelos recicladores.
Foram elencadas as 12 principais necessidades dos integrantes do Movimento Catador Legal de Recicladores. Entre as demandas, há o apelo para que os materiais entregues nas recicladoras se encontrem em melhores condições. Os representantes também solicitam apoio da prefeitura para consertos de equipamentos de logísticas, como prensas e esteiras, por exemplo. Além disso, pedem a doação de sapatos, luvas e óculos, que possibilitam mais segurança aos trabalhadores.
De acordo com Toigo, uma carta com as reivindicações será encaminhada ao prefeito Daniel Guerra (PRB):
— Precisamos que essa carta chegue à prefeitura, para que possa sensibilizá-los a aprimorar as ações dos catadores.
Em nota, a prefeitura de Caxias do Sul disse que já conhece as demandas das associações de recicladores, que vêm sendo "debatidas e encaminhadas em um trabalho de um ano e meio de diálogo". Segundo a administração municipal, um novo programa de estímulo ao setor será lançado no próximo mês.
Leia também:
Meia Wagner, ex-Caxias, acerta com clube amador para a disputa da Taça Serramar
Justiça determina que empresa desocupe imediatamente prédio da Maesa, em Caxias do Sul
GNC Cinemas oferece equipamentos para deficientes auditivos e visuais
Prefeitura de Bento assina ordem de início de obras esportivas e de troca de calçadas