Um projeto que pretende restringir a abordagem ostensiva a idosos por empresas financeiras de crédito em Caxias do Sul foi apresentado no Legislativo pelo vereador Alberto Meneguzzi (PSB) nesta quarta-feira (19). Ao anunciar o projeto, em sessão ordinária, o parlamentar fez duras críticas ao que considera uma postura abusiva das operadoras de crédito nas aproximações a idosos no município. Ele afirmou que é necessário coibir essa prática, uma vez que muitos cidadãos acabam se endividandopor conta do modo como são estimulados a ingressar nesse tipo de operação de crédito.
Ao comentar a proposta, Meneguzzi criticou medida recente anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro que permite o compartilhamento de informações de beneficiários do INSS com bancos e outras instituições.
— Os idosos estão sendo vítimas, chantageados, ludibriados, roubados. Essas agências fazem um assédio com relação aos idosos que depois não conseguem mais pagar as suas contas. Os idosos estão se afundando em dívidas e as famílias estão sofrendo — afirma.
Ainda de acordo com o parlamentar, uma das punições para as empresas que efetuarem abordagens ostensivas é a cassação do alvará de funcionamento. A proposta deve começar a ser analisada por pelo menos duas comissões antes de ser votada pelos parlamentares caxienses. As comissões de Constituição, Justiça e Legislação e Comissão do Idoso devem dar seus pareceres a respeito da viabilidade do projeto.
Leia também
Falha em subestação da RGE de Vacaria deixa cinco cidades da Serra sem luz por cerca de 40 minutos
Prefeito Daniel Guerra ignora protesto na UBS e registro de ocorrência policial