Após a inauguração do novo prédio da unidade básica de saúde (UBS) no bairro São Vicente, na tarde desta segunda-feira, o prefeito de Caxias do Sul Daniel Guerra (PRB) concedeu uma coletiva de imprensa sobre as últimas polêmicas provocadas por decisões da administração municipal. Essa foi a primeira aparição pública de Guerra após a viagem para Fortaleza (CE), acompanhado do irmão e chefe de gabinete, Chico Guerra (PRB), na semana passada.
Em meio à discussão da campanha salarial entre o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) e o governo, Guerra não atendeu a mais de 80 guardas municipais no início de maio. A categoria reivindica a criação de uma lei municipal adequando a lei federal 13.022 que trata sobre as atribuições da Guarda Municipal. Já no dia 24 de maio, o prefeito recebeu em seu gabinete Conan, o pastor-alemão do canil do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM).
Guerra ainda negou que a administração tenha ficado sem comando durante os seis dias em que viajou para Fortaleza, onde participou de um seminário sobre saúde. O prefeito amenizou as críticas recebidas do presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços da cidade (CIC), Ivanir Gasparin, na semana passada, durante audiência pública de prestação de contas do quadrimestre pelo poder público junto à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário da Câmara de Vereadores. Gasparin afirmou que os empresários estão “com medo” do poder público.
Guerra também tentou explicar os motivos para derrubar com uma patrola uma das bancas da revistas da Praça Dante na semana passada e falou sobre sua candidatura à reeleição.
Guarda Municipal e visita de Conan
"Temos uma relação direta com os servidores, com a população, não tem intermediários. Respeitamos as instituições na medida que elas entendam que a população de Caxias do Sul elegeu essa forma de trabalho. Houve várias reuniões da administração com o Sindiserv. O diálogo institucional sempre haverá na medida que as entidades respeitarem o governo aprovado nas urnas. Não se pode dizer dos guardas, foram sindicalistas. De pouquíssimos guardas. De 80 que foram levados para o gabinete, sem agendar, sem ter horário marcado, e a administração é um local sério e que deve ser prezado o respeito. Nós, com muita satisfação, com horário agendado recebemos a Brigada Militar (com o cachorro Conan)."
Críticas à viagem para Fortaleza
"Primeiro, não houve nenhum desamparo (falta de comando em Caxias na sua ausência). A administração formada por uma equipe de pessoas altamente técnicas, e é isso que nos distingue das demais administrações, onde os cargos eram tomados por políticos e apadrinhados políticos. Nossa administração têm profissionais e pessoas com competência para administrar as suas pastas e dar andamento a todas as questões pertinentes à pasta. A cidade em momento algum ficou ou ficará desamparada em eventuais ações institucionais que eu fizer fora de Caxias do Sul."
Críticas da CIC
"Não é o que eu ouço dos empresários, dos empreendedores. Implantamos diversas ações pioneiras, o Gabinete de Desenvolvimento Integrado, a Sala do Empreendedor, a captação da Havan e do Stok Center como grande referência de investimentos expressivos que há décadas não tinha em Caxias. Também a implantação do Simples aguardado pelos empreendedores. Quero crer que isso seja uma opinião pontual do presidente (Ivanir Gasparin)."
Demolição da banca
A Praça Dante precisava ter uma revitalização a partir do que a população deseja. O diálogo das bancas se iniciou ainda em 2017, quando identificamos que não havia legalidade no uso daquele espaço público. A maioria da população prefere no local onde tem uma banca de revista, prefere ter uma estrutura de segurança pública para monitorar a praça. Nessa banca (demolida) faremos um equipamento de sanitários com acessibilidade. Esses equipamentos venceram o seu ciclo. Elas já prestaram a sua participação no tempo. As pessoas preferem essas equipamentos públicos do que uma banca de revista que já deu sua contribuição no tempo. E por essa razão todas elas serão retiradas."
Reeleição
"Estamos 100% focados em honrar o voto da população de Caxias do Sul e fazer a entrega dos compromissos que assumimos."
Leia também:
Valdir Walter é reeleito presidente da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul
Saiba quem são os presidentes de bairros eleitos em Caxias do Sul
"Não encontro alguém que diga que Caxias melhorou", afirma pré-candidato do PCdoB à prefeitura
Vereadores rejeitam projeto que regulamentaria honorários de procuradores da prefeitura de Caxias