Um ato em apoio ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, reuniu cerca de 100 pessoas na tarde deste domingo (30), em Caxias do Sul. O ato, que se iniciou por volta das 15h, foi convocado pelas redes sociais e ficou concentrado na Praça Dante Alighieri.
Os manifestantes, em sua maioria vestidos de verde e amarelo, carregavam bandeiras do Brasil e cartazes com a foto de Moro, além de faixas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, à Operação Lava-Jato e à Reforma da Previdência. O ato também registrou cartazes contra o ex-presidente Lula e ministros do STF.
Um dos organizadores da manifestação, o vice-presidente do PSL Jovem RS, Hiago Stock Morandi, atribuiu o baixo número de participantes ao tempo instável:
— Com a chuva, foi menor do que a gente esperava. Mas não é tanto pela quantidade de pessoas, e sim para mostrar apoio ao governo.
Segurando um cartaz com as fotos dos ministros do STF Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, acompanhadas da expressão “vergonha nacional”, o empresário Moacir Bisi, 67 anos, relatou ter ido à praça para reforçar seu apoio ao ministro Moro e repudiar a postura de alguns integrantes da mais alta Corte de Justiça do país:
— O Supremo é uma vergonha. Eles não decidem com isenção e estão dispostos a libertar Lula.
Conforme balanço do G1, até 16h deste domingo, 42 cidades de 12 estados e do Distrito Federal registraram manifestações.