Por 21 votos a 1, a Câmara de Vereadores de Caxias aprovou o requerimento 77/2019, de autoria do parlamentar Paulo Périco (MDB), que cobra explicações da prefeitura sobre a projeto de revitalização da Praça Dante Alighieri. O documento aborda de forma mais específica a pesquisa que a prefeitura alega ter submetido à população para definir os aspectos que a reforma compreenderá.
Leia mais:
Os 12 pontos mais polêmicos e impactantes da revitalização da Praça Dante, em Caxias do Sul
Reforma na Praça Dante Alighieri, em Caxias, deve começar em outubro
Ao todo, o requerimento tem 11 questionamentos ao Executivo.
Durante debate, o vereador Rafael Bueno afirmou que não haveria posicionamento contrário do Legislativo quanto à revitalização de espaços público, entretanto, argumentou que o recurso que será investido na praça deveria ser aplicado em setores como saúde e educação.
— Acho que aqui nenhum munícipe de Caxias, nenhum político, nenhum representante de entidade é contrário que as nossas praças e parques estejam em situações favoráveis à recepção de turistas, de grupo de convivência, das crianças brincarem, do lazer das famílias. Agora, o que se discute aqui é que a prefeitura lança um projeto em um momento em que Caxias do Sul está um caos na saúde pública e escolas municipais fazem um abaixo-assinado porque não têm melhorias (nas escolas) — alegou o pedetista.
Apenas o vereador Elisandro Fiuza (PRB) votou contrário ao requerimento. O documento será encaminhado ao Executivo, que tem 30 dias para prestar os esclarecimentos.