O deputado estadual Pepe Vargas (PT) protocolou projeto de criação da galeria Memória e Democracia. O objetivo é dar visibilidade à importância do regime democrático, além de preservar a memória política do Rio Grande do Sul.
A galeria será no prédio principal do Palácio Farroupilha, devendo constar, no mínimo, de um painel evocando os valores da democracia, a nominata e fotografia dos deputados cassados bem como de suplentes parlamentares com suspensão de direitos políticos e outras referências históricas.
Resgate
Uma das homenageadas no ato de protocolo foi à ex-deputada Terezinha Irigaray. Ela foi eleita em 1967 e cassada em 14 de março de 1969. Políticos e lideranças que viveram o período de ditadura estiveram presentes no ato.
— A galeria é uma forma de resgatar a história de trabalho na luta pela democracia de homens e mulheres que chegaram até a Assembleia pela democracia e saíram através do golpe. Eles não concluíram seus mandatos, foram retirados sumariamente por um sistema que rasgou as leis e a Constituição — disse Pepe.