Ainda falta um ano e meio para as eleições de vereadores e prefeitos no país. A movimentação, entretanto, começa a se desdobrar internamente nos partidos políticos. Em Caxias do Sul, algumas legendas estão realizando convenções que, inicialmente, definem nomes para a presidência dos diretórios. Isto é, nomes que coordenarão o processo de definições eleitorais para 2020. É o caso do PSDB, que, em 30 de março, se antecipou e elegeu Ozório Alcides Rocha como presidente do diretório municipal durante convenção da sigla.
Nesta semana, o Democratas (DEM) também se reúne para definir a composição da executiva caxiense. O evento ocorre na sexta-feira, na Câmara de Vereadores, e deve reeleger Milton Corlatti como presidente. Embora a articulação para o pleito não tenha iniciado oficialmente, o partido já manifesta intenção em concorrer à Executiva com candidato próprio. Corlatti diz que não tem intenção de concorrer, mas é o principal nome do partido.
_ Ainda vamos definir nomes, mas vamos com a diretriz de buscar mudanças no pensamento das coisas. Nosso candidato a prefeito vai defender a conversa e acessibilidade com o diálogo, precisamos ter uma Caxias mais amena e que volte a ter um prefeito que dialogue com a população e entidades _ adianta o presidente do DEM.
O PDT será o terceiro partido a realizar convenção este ano. A sigla, que teve a renúncia recente de dois presidentes _ Alceu Barbosa Velho e Vinicius Ribeiro _ marcou a escolha para maio para tentar uma unificação partidária, depois de um período recente de forte turbulência interna.
Nas demais siglas, a organização já visando 2020 ainda é tímida. Embora para a maioria dos partidos, a convenção sirva para definir composição de diretórios, para algumas legendas o evento tem o propósito de preparativo efetivo para as eleições, caso do PT.
_ Eleição dos diretórios é no dia 8 de setembro (deste ano). A convenção mesmo, só ocorre ano que vem. Mas já começamos as discussões em março _ explica a presidente do PT de Caxias, Ana Corso.
Já o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) depende da executiva estadual para determinar datas oficiais aos diretórios municipais. A perspectiva é de que o evento ocorra em junho. Conforme o presidente local da sigla, nenhuma discussão referente às eleições foi iniciada até o momento. Mas já preferências anunciadas, como o nome do deputado estadual Carlos Búrigo.
PREPARATIVOS
O Pioneiro consultou presidentes de algumas siglas de Caxias. Confira o planejamento dos partidos para as eleições de 2020.
:: DEM
Convenção: Sexta-feira, 12 de abril.
Encaminhamento: convenção definirá diretório municipal e presidência. Partido disputará vagas no Legislativo e pretende ter candidatura à prefeitura.
Filiados: cerca de 2,8 mil
:: MDB
Convenção: indefinida (junho, possivelmente)
Encaminhamento: disputará vagas no Legislativo e, por estar distante, ainda não há definição se o partido disputará majoritária com candidato próprio.
Filiados: cerca de 2,5 mil
:: PDT
Convenção: será realizada em maio, para definir a direção partidária.
Encaminhamento: precisa definir diretório municipal, desestruturado após recentes turbulências internas. Não há discussões em andamento sobre as eleições.
Filiados: em torno de 7 mil.
:: PSB
Convenção: depende da executiva nacional (deve ocorrer em 2020).
Encaminhamento: não revelou.
Filiados: cerca de 3,3 mil.
:: PSDB
Convenção: já ocorrida. Ozório Rocha foi eleito presidente do diretório municipal.
Encaminhamento: disputará vagas no Legislativo e tem intenção de lançar candidatura à eleição majoritária, ao Executivo ou a vice.
Filiados: cerca de 2,3 mil.
:: PSL
Convenção: depende de definição estadual.
Encaminhamento: ainda precisa definir composição de diretório municipal (duas chapas concorrem). Não deve ter candidato próprio para majoritária.
Filiados: cerca de 300.
:: PT
Convenção: em 2020 (sem data definida).
Encaminhamento: disputará vagas no Legislativo e terá candidato à prefeitura.
Filiados: cerca de 3,7 mil.
:: PTB
Convenção: deve ocorrer em junho.
Encaminhamento: disputará vagas no Legislativo e tem intenção de lançar candidatura ao Executivo.
Filiados: cerca de 3,3 mil.
O Pioneiro não conseguiu contato com os presidentes do Partido Progressista (PP), Ovídio Deitos, e o presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Heron Fagundes.
Leia também:
Ex-PSL cria Movimento Patriótico do Brasil
Polícia Civil encerra investigação sobre jovem que teria sido agarrada por homem com máscara em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias encaminha projeto para regulamentar serviços funerários