O ministro da Cidadania, Osmar Terra, lançou o nome do ex-governador José Ivo Sartori (MDB) para o comando nacional do partido. Foi na convenção estadual realizada sábado, em Porto Alegre, em que o deputado federal Alceu Moreira foi reconduzido à presidência da sigla no RS.
A postura ética, séria e honesta de Sartori foram apontadas como qualidades para que ele assuma a liderança desse processo.
— Ele pode ser a cara nova que precisamos, a grande novidade — defendeu Terra.
Nem o ex-governador Sartori, nem o ex-governador Germano Rigotto estiveram na convenção.
De Caxias do Sul, participaram o deputado estadual Carlos Búrigo e o ex-deputado federal Mauro Pereira.
Partido fala em mudar
A necessidade urgente de autocrítica e a construção de consensos para o desenvolvimento do país foi defendida nas intervenções no encontro do MDB de sábado. Foi lido o documento Mudar e Avançar, que defende a posição de centro como solução para o desfecho de temas essenciais para o desenvolvimento econômico e justiça social. "O resultado eleitoral de 2018, que traduziu as insatisfações da sociedade com o sistema político, inaugurou um novo ciclo. Perdemos tamanho político na cena nacional. Por isso, o MDB quer mudar e avançar", diz o texto.
O ex-senador Pedro Simon defendeu que "o MDB precisa fazer uma análise profunda do que é, do que foi e do que quer ser".
Esteve na convenção o ex-ministro Carlos Marun, nomeado pelo ex-presidente Michel Temer como conselheiro de administração da Itaipu Binacional no último dia de mandato.