O Ministério Público Estadual (MPE) cumpre 10 mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (08) para apurar supostas irregularidades administrativas da prefeitura de Ipê. As investigações buscam apurar delitos na contratação e execução dos serviços de recolhimento de lixo e transporte escolar.
Entre os procedimentos, agentes do MP cumpriram mandado judicial de suspensão do exercício do cargo do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ipê, Célio Lisboa Duarte. Ele ficará afastado da função pelo prazo de 180 dias.
Também foram cumpridos mandados de suspensão do exercício de atividade econômica contra uma servidora municipal e um empresário do ramo de transporte público. Ambos também pelo prazo de 180 dias.
Conforme o MP, na investigação foi apurada a "ingerência da administração municipal em relação ao quadro de empregados de uma empresa contratada para o recolhimento de lixo na cidade.
Na operação, também foi verificado o direcionamento da compra de maquinário por meio de "repasse de vantagem indevida ao prefeito". Os mandados foram cumpridos por agentes da Procuradoria de Prefeitos e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Leia também
Protocolada CPI dos Médicos em Bento Gonçalves
Projeto sobre fim do passe livre em Caxias gera novas manifestações
Tania Menezes é liderança na luta comunitária em Caxias do Sul