Quatro deputados estaduais da região tomaram posse nesta quinta-feira (31) em sessão solene da Assembleia Legislativa, junto com outros 51 parlamentares eleitos. São eles Elton Weber (PSB), o mais votado entre os quatro, que é de Nova Petrópolis; os caxienses Neri, o Carteiro (Solidariedade) e Pepe Vargas (PT); e Fran Somensi (PRB), de Farroupilha.
A Serra terá um quinto deputado estadual, Carlos Búrigo (MDB), que ficou com a primeira suplência do partido. Quem tomou posse nesta quinta foi o titular da cadeira, Juvir Costella (MDB), que assumirá como secretário de Transportes do Governo Eduardo Leite. Agora, Costella pede licença e, a partir daí, a Mesa Diretora convoca Búrigo. Na legislatura que se encerrou, a região esteve representada por três deputados eleitos.
Na sessão solene, também ocorreu a eleição da Mesa Diretora para 2019-2020. Indicado pelo PTB, conforme acordo pluripartidário firmado entre as bancadas, o deputado Luis Augusto Lara tornou-se o 67º presidente do parlamento gaúcho. Em seu primeiro pronunciamento como presidente, destacou que adotará planejamento estratégico para otimizar recursos financeiros e de pessoal, e que dará continuidade à estratégia de gestão compartilhada do Parlamento, trabalhando em conjunto com os próximos presidentes desta Legislatura para implantação de políticas de Estado.
A chapa única apresentada foi definida por acordo pluripartidário e recebeu 49 votos favoráveis e cinco contrários – estes dos deputados da bancada do PSL, Capitão Macedo, Ruy Irigaray, Tenente-coronel Zucco e Vilmar Lourenço, e do PSOL, Luciana Genro.
Ao final da sessão solene, e já conduzindo os trabalhos como presidente, Lara convocou os deputados para a próxima sessão plenária, na terça-feira, quando haverá a presença do governador Eduardo Leite para apresentação de mensagem ao Parlamento. A presença do governador na abertura dos trabalhos do ano legislativo é prevista na Constituição do Estado.
O Pioneiro perguntou aos quatro novos deputados quais suas prioridades para os próximos quatro anos. Veja o que eles responderam:
"Nossa prioridade segue sendo escutar as pessoas e cuidar da nossa região. Para isso, seguiremos com o gabinete móvel, agora em abrangência regional. Não temos uma só bandeira, mas a certeza de que vamos trabalhar pelas demandas da Serra e de todo o Estado. Áreas como a saúde e o cuidado com as pessoas mais necessitadas estão no nosso foco neste mandato, que será construído a muitas mãos, honrando a responsabilidade que nos foi dada, de trabalhar para todos os gaúchos." Neri, o Carteiro (SD)
"Discutir as finanças do Estado para garantir políticas públicas. Vamos resistir às tentativas de retirada de direitos, defender o patrimônio público e mostrar à sociedade gaúcha que é possível superar a crise das finanças públicas, desde que as forças políticas e a sociedade civil se unam para exigir da União uma política que promova crescimento e distribuição de renda, um novo pacto de distribuição de recursos e responsabilidades entre os entes da federação, e que o governo gaúcho reveja o montante de recursos fiscais". Pepe Vargas (PT)
"Reafirmamos hoje (quinta-feira) nosso compromisso de fortalecimento da agricultura e dos municípios. Nós teremos uma atuação ainda mais forte na defesa dos empreendedores do campo e da cidade". Elton Weber (PSB)
"As nossas prioridades são ajudar no desenvolvimento da assistência farmacêutica, sabendo que hoje somos um Estado de maior judicializações em medicamentos no Brasil. Implantação do projeto da farmácia solidária, que desenvolvemos em Farroupilha, e que vai servir de exemplo para podermos tornar o nosso Estado pioneiro em logística reversa e reúso do medicamento. Também quero dar uma atenção especial na relação com os hospitais". Fran Somensi (PRB)