Em cerimônia que será realizada às 14h desta quarta-feira (02), no plenário do Legislativo caxiense, assume como presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul o vereador Flávio Cassina (PTB). O evento vai servir para o presidente do Legislativo em 2018, Alberto Meneguzzi (PSB), transferir o cargo para Cassina, além de oficializar a composição da nova Mesa Diretora em 2019. A Mesa será composta ainda por Paula Ioris (PSDB), como primeira vice, Ricardo Daneluz (PDT), como segundo vice, Edson da Rosa (MDB), como primeiro secretário, e Alberto Meneguzzi (PSB), como segundo secretário.
A cerimônia será aberta ao público. Na segunda oportunidade em que Cassina vai comandar a Câmara Municipal – a primeira vez foi em 2015 – o parlamentar afirma que vai adotar um tom pragmático, dando continuidade às ações encaminhadas na gestão anterior. Segundo Cassina, será um “trabalho feito com responsabilidade, sem surpresas”.
— A gente tem um ritmo de trabalho que será mantido, os projetos que forem de ordem mais urgente nós vamos analisar com a devida atenção — aponta o parlamentar.
A primeira reunião do grupo de parlamentares da Mesa Diretora ocorre ainda nesta quarta, após a cerimônia de posse. Entre as propostas que serão analisadas a partir da primeira sessão ordinária do ano está o pedido de impechament encaminhado por Ricardo Fabris de Abreu, no dia 17 de dezembro. Poucos dias após protocolar o documento – o segundo de sua autoria - Fabris renunciou ao cargo de vice-prefeito em 27 de dezembro.
— Nós temos obrigação de apreciar todos os pedidos que entram, e isso será avaliado, independente do posicionamento de cada um. Ainda não tive acesso ao pedido e isso será feito ao longo dos próximos dias. A viabilidade do pedido será avaliada na primeira sessão do ano, com os demais membros da Mesa – destaca o novo presidente.
A primeira sessão ordinária de 2019 ocorre no dia 5 de fevereiro, às 8h30min. Antes disso, porém, ocorrem quatro sessões representativas - onde estão previstos somente manifestações de parlamentares que compõem o Grande Expediente, sem votação de projetos - nos dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro.