A cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), na terça-feira (1º), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, terá um esquema especial de segurança incluindo a defesa e o controle de tráfego aéreo na capital federal. Responsável pela segurança da Presidência, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) estabeleceu regras rígidas para o acesso à posse de Bolsonaro. A expectativa é de que o local receba entre 250 mil e 500 mil pessoas.
O acesso será exclusivamente para pedestres, pela Rodoviária do Plano Piloto. Lá, estarão instaladas quatro linhas de revistas pessoais, todas com detector de metal. Haverá restrição a alguns objetos, materiais e equipamentos, que não poderão ser levados pelo público, como garrafas, guarda-chuvas, fogos de artifício, apontadores de laser, animais, bolsas e mochilas, sprays, máscaras, produtos inflamáveis, armas de fogo, objetos cortantes, drones e carrinhos de bebê.
Além do público, do presidente e do vice eleitos, o esquema de segurança do GSI visa garantir também a integridade das autoridades internacionais. Segundo o ministro do GSI, estão confirmados até o momento, nove chefes de Estado e governo estrangeiros, dois vice-presidentes, oito ministros de Relações Exteriores e dois dirigentes máximos de organismos internacionais.
A cerimônia de posse inicia-se às 14h45min com o desfile do cortejo presidencial da Catedral de Brasília ao Congresso Nacional. Já a abertura da sessão solene de posse no plenário da Câmara dos Deputados está marcada para as 15h. Já às 16h30min, está previsto o pronunciamento de Jair Bolsonaro. O desfile com a faixa presidencial, do Planalto ao Palácio Itamaraty, deverá ocorrer a partir das 18h25min.
O decreto assinado pelo presidente Michel Temer e pelo ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, autoriza a interceptação e o abate de aeronaves consideradas suspeitas ou hostis pela Força Aérea Brasileira (FAB). A medida tem validade de 24 horas, a partir da 0h do dia 1º de janeiro. O decreto alcança, além de aeronaves, balões, dirigíveis e ultraleves, entre outros modelos.
Posse de Jair Bolsonaro
:: Será transmitida na íntegra por Globo, Record, RedeTV, Band, SBT e Cultura.
Comitiva caxiense em Brasília
Uma comitiva liderada pelo presidente do PSL Jovem Serra Gaúcha e secretário do PSL de Caxias do Sul, Leonardo Leiser, saiu da cidade no domingo para acompanhar a posse de Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta terça. O grupo reuniu 22 caxienses (foto abaixo) que representarão os eleitores de Bolsonaro da cidade.
Para Leiser, prestigiar a posse de Bolsonaro será um momento de emoção.
– Hoje (domingo) aqui em Brasília só aumentou a nossa alegria em saber que, com o trabalho de anos, conseguimos eleger um presidente que nos representa. Dia 1º vai ser um marco histórico para o país. A gente acredita que o país vai ser melhor.
Esperançoso, Leiser complementa que o país vai ter um “salto gigantesco” caso Bolsonaro cumpra as promessas de campanha. Ele também ressalta que os eleitores do novo presidente serão os primeiros a manifestarem-se contra atos contrários aos prometidos em campanha.
– Nossa expectativa é a melhor porque a gente acredita no potencial e no trabalho que o Bolsonaro vai fazer.
O gasto médio de cada integrante da comitiva é de R$ 3,5 mil entre hospedagem, passeios e alimentação.