Por força de lei, a cada cinco anos o Executivo precisa lançar edital para contratação de instituição financeira que atue na gerência de contas-salário do funcionalismo público. Em Caxias do Sul, o pregão para definir o banco que ficará responsável pelo atendimento dos servidores ocorre nesta sexta. O lance mínimo inicial será de R$ 26.986.450,12. Nos últimos cinco anos, a Caixa Econômica Federal executou o serviço.
— O interessante é que o poder público não paga nada e somente recebe esse valor. É um pagamento único que entra no recurso livre dos cofres públicos e pode ser investido pelo município — informa a secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi.
A vantagem financeira da instituição bancária seria, de acordo com a secretária, por meio da própria movimentação em cada conta. Além dos funcionários públicos ativos da administração direta e indireta, os servidores inativos, celetistas e pensionistas _ assim como alguns estagiários da administração _ também são abrangidos pelo atendimento.
O pregão ocorre hoje, às 9h, na Central de Licitações (Cenlic), que fica no Centro Administrativo (Rua Alfredo Chaves, 1.333, 2º andar). Além do gerenciamento e o processamento da folha de pagamento, o edital prevê também a instalação de um posto de atendimento na sede da prefeitura. O novo contrato terá validade de cinco anos. A previsão de início de atuação da nova instituição é 13 de junho de 2018.
Atualmente, o valor da folha de pagamento dos servidores é de aproximadamente R$ 48 milhões mensais, repassados para cerca de 12 mil contas.
Leia também:
Daniel Guerra não acompanha comitiva caxiense em convite a governador para eleição das soberanas
Número de caxienses aptos a votar é maior do que o último pleito, mas menor em relação a 2014
Presidente da Câmara de Vereadores de Bento diz que denúncia prejudica andamento do Plano Diretor