O prefeito Daniel Guerra (PRB), em uma ação de marketing para tentar convencer o novo Conselho Municipal de Saúde a apoiar a gestão compartilhada do Postão 24 Horas, lotou um ônibus da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Levou conselheiros à UPA Zona Norte e ao Postão para mostrar a diferença entre as duas unidades. A imprensa acompanhou.
Guerra, criticado por ausências em compromissos significativos nos últimos dias, decidiu investir pessoalmente no convencimento – servia água para os passageiros e até fez selfie com conselheiras. Os indicativos são de que a nova composição do conselho seria, em sua maioria, contra a terceirização.
Conforme o Pioneiro constatou, a situação foi de constrangimento. Uma conselheira comentou que o prefeito quer jogar no colo dos novos integrantes uma responsabilidade que é dele. E comparou a visita a uma excursão de escola. Outros comentavam entre eles que viam na UPA um prédio novo, o que não é suficiente para avaliar o serviço.
Guerra sugeriu que façam visitas-surpresa.
– Podem chegar como eu faço. Eu não me identifico – disse.
Um conselheiro não aguentou e ironizou:
– Como se ninguém o conhecesse.
Depois do megafone para cantar o hino rio-grandense, das selfies no gabinete e do telefonema para o médico, agora veio a excursão.