Após um acordo entre a prefeitura de Caxias do Sul e o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsiserv), o município pagará R$ 500 mil por pelo menos seis meses a professores. O acordo é referente a uma ação em que os servidores questionavam o pagamento das férias referentes aos anos de 2005 a 2012. Os professores da rede municipal têm 60 dias de férias, porém, o pagamento era feito apenas para 30 dias. De acordo com a presidente do Sindiserv, Silvana Pirolli, o acordo foi firmado após ser aprovado em assembleia dos servidores.
Em nota, a Secretaria de Recursos Humanos e Logística do município afirma que o valor total ainda está sendo calculado. Após os primeiros seis meses de pagamento, as partes voltarão a negociar. A prefeitura afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que o valor debitado mensalmente não afetará o andamento de atividades do município.
Há uma outra ação movida pelo Sindiserv que também está em fase de execução, ou seja, em que o município perdeu e foi condenado a pagar os valores. Trata-se do processo que engloba todos os servidores municipais e questiona a maneira como era calculado o pagamento de horas extras de 2003 a 2008. O município solicitou ao Sindiserv 90 dias para definir o valor mensal que será destinado à quitação.