Prestes a completar um ano à frente da Secretaria de Turismo de Gramado, a jornalista Rubia Frizzo deixou a pasta na última sexta-feira. Ela pediu exoneração por questões particulares. "Para estar mais perto da minha família", respondeu por mensagem ao Pioneiro.
— Cumpri uma etapa de grande aprendizagem em uma cidade que admiro e respeito, onde fui extremamente bem recebida — disse ainda.
Rubia assumiu a secretaria interinamente em abril de 2017, após Edson Néspolo deixar a pasta para ser o presidente da GramadoTur. Rubia já havia trabalhado em Gramado nos anos 1980 com o Festival de Cinema. Ela foi secretária da Cultura em Caxias do Sul durante dois anos, entre 2014 e 2016, e concorreu a vereadora pelo PDT na última eleição municipal.
A ex-secretária garante que não houve nenhum desentendimento ou insatisfação com a gestão de Gramado.
— Tenho maior carinho e respeito por todos e deixo grandes amigos. Recebi inúmeras manifestações extremamente carinhosas de muitas entidades. É questão pessoal mesmo.
Licitação — Ao contrário do que Rubia diz, sua saída, nas redes sociais, não é tratada como iniciativa própria. Os comentários são de que ela teria sido forçada a pedir exoneração por suposto beneficiamento de empresa caxiense em processos licitatórios.
A licitação para agenciamento de professores e músicos contratados para apresentações durante o IV Gramado in Concert — realizado em fevereiro —, vencida pela empresa de Luciano Balen ME, é citada. No Portal da Transparência da prefeitura, consta o valor de R$ 107.500 para a despesa com o serviço contratado na modalidade "inexigibilidade c/processo", sem a necessidade mínima de três empresas concorrentes.
Conforme Rubia, havia dois proponentes: a empresa Luciano Balen e outra de Porto Alegre. A de Balen venceu.
— Todas as contratações foram feitas mediante reconhecido conhecimento das devidas áreas de atuação. Isso é conduzido pelas compras, ligada à Secretaria de Administração sem qualquer interferência da Secretaria de Turismo — defende-se.
Prefeitura agradece
Em nota publicada no Facebook, a administração municipal agradeceu "o empenho e a dedicação de Rubia em todo o período à frente da secretaria" e a cumprimentou pela competência e eficiência na realização dos projetos da pasta. O prefeito foi procurado, mas não respondeu à solicitação de entrevista da reportagem.
Desde segunda-feira, o radialista Luiz Kraieski responde interinamente pela secretaria.