O prefeito Daniel Guerra (PRB) posicionou-se diante das declarações do ex-coordenador de Relações Comunitárias, Rafael Bado (PRB), publicadas na segunda-feira. A prefeitura busca desfazer a imagem de um governo centralizador e de que os secretários não têm autonomia para trabalhar, conforme afirmou o ex-CC8. Guerra afirma que o governo tem como objetivo uma relação direta, sem intermediários, com as demandas da comunidade.
Leia mais:
Ex-coordenador de Relações Comunitárias da prefeitura de Caxias acusa governo de centralizador e contrário a críticas
A resposta do prefeito aborda também o Gabinete Itinerante, substituto do Orçamento Comunitário (OC). Ele faz a defesa do novo modelo, sem entrar em questões reveladas por Bado, como, por exemplo, a promessa de que obras represadas do OC seriam realizadas, já iniciando em 2017, e de que era pedido para não pressionar os secretários em busca de melhorias nas comunidades.
Confira a nota enviada pela prefeitura:
“O governo Daniel Guerra tem uma diretriz de descentralizar a administração pública. O objetivo é fazer uma relação direta, sem intermediários, com as demandas da comunidade. Por meio do Gabinete Itinerante, o prefeito e os secretários podem ouvir e atender diretamente o que a população precisa. Essa proposta de encontro também possibilita que a prefeitura forneça informações imediatas sobre a viabilidade de obras, prazos e condições de realização das demandas.
Descentralizar a administração pública é uma forma de facilitar o acesso aos serviços. Nesse sentido, as lideranças de bairro são atendidas pela equipe de Relações Comunitárias, no Centro Administrativo, em horário de expediente (10h às 16h) e ainda com atendimento por telefone, das 8h às 17h.
Os secretários municipais, da mesma forma, estão disponíveis para atender cidadãos, fornecedores e empresas. Eles conferem encaminhamento técnico às demandas conforme a área de cada um, com autonomia sobre o assunto de sua competência. As situações chegam ao gabinete do prefeito quando há necessidade de outro tipo de deliberação. A aposta no atendimento direto busca evitar a repetição de promessas sem cumprimento, reforçando o compromisso de governo com a transparência e a verdade.”
Leia também:
Lideranças caxienses comentam sobre o julgamento do ex-presidente Lula
Município entra com recurso contra decisão que mantém mandato do vice-prefeito de Caxias
"Se não for candidato estou praticamente decidindo a não concorrer mais", diz ex-governador Germano Rigotto