
Os vereadores de Caxias do Sul votaram nesta terça-feira pela abertura do processo de impeachment do prefeito Daniel Guerra. Foram 18 votos favoráveis e quatro contrários ao acolhimento da denúncia por infrações político-administrativas, crimes de responsabilidades e atos de improbidade administrativa. O presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier (PMDB), não precisou manifestar seu voto por se tratar de uma decisão por maioria simples. Votaram contra os parlamentares Arlindo Bandeira (PP), Chico Guerra (PRB), Neri, o Carteiro (SD) e Renato Nunes (PR).
Servidores, representantes das áreas da saúde, cultura e educação, além da população em geral, lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para acompanhar a votação. Antes que a vereadora Paula Ioris (PSDB) iniciasse a leitura do pedido de impeachment, já ouvia-se gritos de "Fora, Guerra".
Logo no início da sessão, a vereadora Ana Corso (PT) tentou adiar a votação da admissibilidade para quinta-feira. A justificativa foi de que ela precisava de mais um dia para ler a denúncia e ter certeza da existência ou não de crime de responsabilidade. Sem votos necessários para o adiamento, a parlamentar retirou o pedido.
Com o pedido de impeachment acolhido, três vereadores foram escolhidos para formar a Comissão Processante, que irá analisar o processo, mesmo durante o recesso legislativo.