Guerra começará 2018 com um novo time de secretários. Da nomeação dos 24 titulares do primeiro escalão em janeiro, 11 deixaram o governo nesse primeiro ano. Em 1º de janeiro de 2017, Daniel Guerra (PRB) foi empossado prefeito na Câmara de Vereadores. No mesmo dia, ele posou para foto com seu secretariado.
Um ano após a posse, o Pioneiro confronta o primeiro discurso de Daniel Guerra como prefeito com aquilo que já fez neste ano inicial de mandato. Outro acompanhamento do primeiro ano do governo Guerra é possível a partir da foto oficial do primeiro escalão, registro feito em frente ao Centro Administrativo no dia da posse.
Na foto oficial, participou também a amiga do vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu, Alexandra Zamboni, ao lado dele. Ela não integrava o time de Guerra.
As trocas
Saúde: teve três secretários nos cinco primeiros meses da administração. O médico Darcy Ribeiro Pinto Filho aceitou convite para assumir o cargo por três meses. O médico Fernando Vivian o substituiu no final de março e, no início de junho, deixou a função por motivos pessoais. Agora, Deysi Piovesan está à frente da pasta.
Habitação: em junho, a então secretária Tatiane Zambelli recebeu convite da administração para ocupar outro cargo na mesma pasta. Tatiane afirma que fez uma escolha profissional e pediu exoneração. Guerra perdeu uma técnica e nomeou o vereador Elisandro Fiuza (PRB), da cota política.
Secretaria de Governo e Coordenação de Comunicação: em julho, houve a quarta baixa. Vania Espeiorin sai em troca de servidores entre prefeitura e Câmara. Guerra chamou um cargo político – o ex-estagiário e assessor parlamentar Luiz Caetano.
Esporte e Lazer: a saída mais tumultuada. Márcia Rohr da Cruz, em julho, chamou o Fiesporte de "imundícia". Hoje, a pasta é comandada pelo educador físico Paulo Eugênio Gedóz de Carvalho.
Cultura: Adriana Antunes pediu para sair. O prefeito convocou Joelmir da Silva Neto para seu lugar.
Procuradoria-Geral do Município: em novembro, Leonardo da Rocha de Souza deixou o cargo para assumir como professor de uma universidade em Santa Catarina. Felipe Barreto Dal Piaz assumiu.
Segurança Pública e Proteção Social: José Francisco Mallmann anunciou sua saída. O tenente-coronel da Brigada Militar Clovis Juvenal Pacheco assumirá o cargo no dia 2 de janeiro.
Desenvolvimento Econômico: Carlos Heinen também deixará o governo. O empresário prolongou a permanência no governo a pedido do prefeito. O advogado Emílio Andreazza assumirá a pasta.
Samae: convidado pelo prefeito, o engenheiro Gerson Panarotto será agora substituído por Giovani Zappas no início de janeiro.
Gestão e Finanças: José Alfredo Duarte Filho saiu para assumir a titularidade no Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf), em Brasília. Ele era o único secretário a sair que compunha o núcleo duro da administração. A contadora Magda Regina Wormann assumirá o cargo.