O prefeito de Caxias do Sul Daniel Guerra (PRB) perdeu o único secretário municipal que compunha o núcleo duro do governo formado. José Alfredo Duarte Filho deixou hoje à tarde a secretaria da Fazenda. Ele assume a titularidade no Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf), em Brasília. A pasta será comandada por Magda Regina Wormann, que possui formação na área contábil e financeira, onde atua por mais de três décadas.
Em cerimônia reservada, Guerra deu posse também a outros dois secretários municipais. O novo secretário de Segurança Pública e Proteção Social é o Clovis Juvenal Pacheco, Tenente-Coronel da reserva da Brigada Militar (BM). Ele atuou durante 11 anos na BM em Caxias. Conforme antecipou o Pioneiro, José Francisco Mallmann (PRB) deixou o cargo por motivos pessoais. O novo titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego é o advogado Emílio Andreazza, que já atuava no governo como coordenador do Núcleo de Governança. Ele assume o cargo ocupado pelo empresário Carlos Heinen.
Conforme antecipou a Coluna Mirante, no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), assume como diretor-presidente, Giovani Santos Zappas. Ele substitui Gerson Panarotto, que havia acordado a permanência no cargo durante um ano. Servidor de carreira, Panarotto será assessor da presidência da autarquia. Zappas já atuava como assessor técnico do Samae, em um CC8.
Guerra também promoveu mudanças no segundo escalão do governo. Franciele Roso é a nova diretora de Proteção Social da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social. Ela entra no lugar de Maria de Lurdes Grison, que deixa a administração municipal. Já a Coordenadoria de Relações Comunitárias passará a ser comandada por Claudir Antonio de Bittencourt. Ele assume no lugar de Rafael Bado, que é servidor municipal e voltará a atuar no quadro da Secretaria da Educação. Bittencourt era assessor de governo, um CC6 e com o novo cargo foi promovido para CC8.
Na Coordenadoria da Mulher, ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, quem assume é a servidora Janete Tomé, que já atua na unidade. Ela substitui Débora Schmidt, que deixa o governo.
Nas subprefeituras: Avelino Alves, subprefeito de Vila Seca, assumirá também a subprefeitura de Vila Oliva, com a saída de Jefferson Côrtes Torres. Em Santa Lúcia do Piaí, sai Jorge Luiz Andreazza, que será transferido para a Secretaria de Desenvolvimento Social, na área de desenvolvimento rural. Assume Francispaulo Pezzi, que também é subprefeito de Vila Cristina.
A prefeitura informa que a partir de agora, todos os secretários serão titulares nas suas pastas, e não tem mais secretários interinos no governo municipal.