Apesar do cenário de descrédito na política, cresceu o número de pessoas filiadas a partidos em Caxias do Sul no último ano. O percentual é pequeno: 0,7%. Mas são 234 a mais nos últimos 12 meses. Em junho do ano passado, eram 33.932; agora, são 34.166. Os dados estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O fato de 2016 ter sido ano eleitoral pode ter contribuído para o aumento no número de pessoas interessadas em fazer parte de um partido político. Na tabela, é possível ver que muitas siglas ganharam novos filiados entre junho e outubro, período eleitoral. O PEN, partido que mais ganhou filiados nos últimos 12 meses, com 112 novos membros, teve a maior adesão justamente entre junho e outubro.
Leia mais
Vereador questiona outra morte pelo SUS, em Caxias do Sul
Reunião sinaliza para melhora na relação entre governo Guerra e UAB
"Sem Reforma da Previdência, a saída será o aumento de impostos", diz Perondi
Ter integrado a coligação que elegeu o prefeito Daniel Guerra (PRB) e estar na base do governo são alguns dos motivos apontados pelo presidente da sigla, João Dreher, para o crescimento do número de filiados. Ele diz que há mais filiações que ainda não estão no FiliaWeb, sistema informatizado da Justiça Eleitoral. Até o final do ano, segundo Dreher, devem ser acrescentados cerca de 60 novos filiados.
– O PEN é um partido que não está na grande mídia por escândalos, isso ajuda – acrescenta.
Já o PSD, que semana passada recebeu a filiação do vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu, foi o partido que mais perdeu filiados no último ano. Cem pessoas deixaram a sigla entre junho de 2016 e junho de 2017. A sigla chegou a aumentar seu quadro entre junho e outubro. Foram 14 novas filiações. Mas, de outubro até junho deste ano, o número despencou para 797 filiados. O vice-presidente da comissão provisória, vereador Kiko Girardi, explica que a diminuição ocorreu devido ao cancelamento dos títulos eleitorais e da falta do recadastramento biométrico.
Entre os grandes, PDT lidera
O maior contingente de filiados entre junho de 2061 e junho de 2017 está no PDT. O partido tem 7.073 membros atualmente. Mesmo com a derrota na eleição do ano passado, a legenda conseguir crescer. No último ano, foram 70 novas filiações. O aumento no quadro foi justamente após o pleito de outubro. Antes, inclusive, a sigla havia perdido filiados.
– Parece que o partido ficou mais coeso após a derrota – nota Alceu Barbosa Velho, presidente municipal do PDT.
Para o ex-prefeito de Caxias do Sul, com tantas siglas envolvidas em casos de corrupção, o PDT acaba sendo uma alternativa para quem busca uma política limpa.
– O PDT tem essa história bonita que vem de Getúlio (Vargas), Jango (João Goulart), Darcy Ribeiro, Alberto Pasqualini, (Leonel) Brizola. E quando foi governo, o PDT deu exemplo, sempre olhando o interesse público – acrescenta Alceu.
Curiosidades
:: O PRB, partido do prefeito Daniel Guerra, ganhou 11 filiados em um ano.
:: O PMDB do governador José Ivo Sartori, perdeu 22 filiados em um ano.
:: O histórico PCB (Partido Comunista Brasileiro), embora não tenha diretório em Caxias, tem um filiado na cidade.
:: O PT, dos ex-presidente Lula e Dilma Rousseff, perdeu 12 filiados em um ano.