Para a falta de vagas na educação infantil, um dos principais problemas do município, o candidato Edson Néspolo (PDT) diz que irá buscar as oito creches prometidas pelo governo federal e que tiveram a execução suspensa devido à crise econômica. Diante da realidade atual da chamada judicialização das vagas da educação infantil, isto é, garantia obtida pelos pais via judicial, Néspolo também irá criar um grupo que vai reavaliar os critérios para obtenção dessas vagas.
Leia também
Como Guerra irá garantir vagas para a educação infantil em Caxias do Sul
O Pioneiro selecionou quatro propostas para a área da educação retiradas dos planos de governo de Néspolo ou mencionadas em programas eleitorais e debates. Confira como ele pretende implementá-las.
Implantar novas Escolas de Tempo Integral, com parcerias interinstitucionais
Como será: Néspolo propõe que o município ocupe espaços ociosos de escolas estaduais para oferta do contraturno escolar – aquele em que os alunos não estão em sala de aula. Ele diz que fará um esforço para que as escolas dos loteamentos Campos da Serra e Rota Nova, que precisam ser construídas, sejam de tempo integral. Hoje, a escola do Campos da Serra funciona temporariamente na UCS.
– Acho que é uma forma barata e inteligente. Temos muitas escolas estaduais ociosas que podem fazer essa parceria e, assim, as crianças terem ocupação, senão totalmente no turno inverso, mas pelo menos algumas horas ter o serviço estendido.
Constituir grupo de trabalho multidisciplinar para fixação de critérios com vistas à obtenção e criação de vagas na educação infantil
Como será: O candidato irá criar um grupo de trabalho para reavaliar as vagas ocupadas hoje e verificar a real necessidade de cada família. A equipe irá também avaliar os valores pagos às escolas no caso de judicialização das vagas e buscar, se for o caso, instituições com mensalidades mais baratas.
– Esse grupo vai fazer uma revisão desses critérios, vai ver se temos como chegar no Judiciário e dizer: "olha, aqui temos casos que não têm extrema necessidade, os pais têm uma renda." Então, reavaliar tudo isso, reavaliar convênios, ver formas de fazer contratação talvez com algumas escolas que tenham preços melhores, enfim, tem que reavaliar tudo isso. Não estou questionando decisão nenhuma, mas acho que essa comissão, ela tem que rever critérios, tem que ver situações.
Assegurar a qualidade do cuidar e educar na educação infantil (instalações adequadas, materiais lúdico-pedagógicos, projetos pedagógicos, equipe multiprofissional e formação continuada dos professores)
Como será: Néspolo quer dar continuidade ao que já é feito hoje. Quanto à construção de novas creches, ele não promete, mas diz que irá cobrar do governo federal as oito escolas de educação infantil prometidas pela União e que foram suspensas por conta da crise econômica.
– Imagino que vamos ter que ir atrás desses recursos do governo federal, sim. E claro, dentro da capacidade da prefeitura, a hora que tivermos um planejamento na metade do ano que vem, bom, aí vamos dizer se vamos conseguir fazer duas, três ou quatro (creches), mas hoje eu não tenho condições, venderia uma ilusão.
Implantar o Programa Educa Caxias
Como será: Néspolo irá criar um programa que englobe todas os temas ligados à educação. Dentro do Educa Caxias, ele pretende, reavaliar processos.
– Acredito que o EJA (Educação de Jovens e Adultos) tenha que ser reavaliado urgentemente nas escolas. Acho que tem gestão para ser feita aí e nós podemos, ou com transporte ou com alguma forma, diminuir despesas, com melhor gerenciamento e gestão. O Educa Caxias é olhar o todo, é uma equipe que vai se dedicar ao EJA, à educaçaõ infantil, trabalhar integrado com as escolas do Estado.