A segunda disputa do advogado Paulo Freitas, 54 anos, ao cargo de vice-prefeito pelo PCdoB é movida pela vontade de reduzir as injustiças sociais de Caxias do Sul. Desta vez, está ao lado do metalúrgico Assis Melo, amigo de longa data e companheiro de batalhas.
Leia mais:
Assis Melo vai cortar 50% dos CCs em Caxias do Sul
Urnas eletrônicas já recebem dados dos candidatos e eleitores de Caxias
Enquanto Assis construiu sua trajetória no meio trabalhista, Freitas iniciou a caminhada política no campo estudantil. O vacariense, morador de Caxias há mais de 30 anos, foi secretário-geral do DCE da Universidade de Caxias do Sul (UCS) entre as décadas de 80 e 90. Na juventude, era militante do extinto movimento estudantil Viração, que era ligado ao PCdoB, e esteve presente na que chama como maior ocupação da reitoria da UCS, quando os universitários lutaram contra o aumento expressivo das mensalidades _ reflexo da inflação do período do então presidente Fernando Collor de Mello.
_ As nossas assembleias lotavam o auditório do Cristóvão de Mendoza, tinha gente de pé. Chegamos a um meio termo com a reitoria, que dizia que gostava de dialogar conosco porque éramos honestos, sinceros _ lembra.
Freitas deixou Vacaria para estudar Direito (já era formado em Letras) e também transformar a Rádio São Francisco em uma emissora jornalística. Isto porque trabalhou como radialista por mais de uma década na cidade natal. A profissão ficou no passado, mas a voz forte e afinada ainda entrega a vocação. Seguiu nesta carreira até deslanchar como advogado, lidando especialmente com causas trabalhistas.
Na primeira gestão do petista Pepe Vargas à frente da prefeitura, entre 1997 e 2000, atuou como secretário de Turismo e, após, de Desenvolvimento Urbano. O pai de Laisa Helena, 30 anos, e Paulo Roberto, 28, está casado com a também advogada Maristela Bozzetto e mora no bairro Pedancino. Se diz frequentador assíduo da Casa da Cultura e não abre mão de ouvir rock'n roll, principalmente quando é do Guns n' Roses. Se as origens políticas do avô de Maria Antônia, de um ano, estão nos movimentos estudantis, o futuro do candidato a vice-prefeito pelo PCdoB é movido por uma única causa:
_ Caxias tem uma boa qualidade de vida, oferece melhores condições de trabalho. A intenção é ver uma cidade menos injusta, reduzir as desigualdades sociais.