Os pré-candidatos pela Rede Sustentabilidade serão oficializados no domingo à tarde, na Câmara de Vereadores. A convenção do partido inicia-se às 14h30min e vai confirmar o advogado Vitor Hugo Gomes e a publicitária Jaqueline Valim como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. A chapa pura foi confirmada no início da semana, depois de a Rede estar ameaçada de participar da eleição por falta de recursos financeiros. Vitor conversou com o Pioneiro em seu escritório, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, na manhã desta quinta-feira. Confira os principais trechos:
RETIRADA DOS DESFILES DA SINIMBU
"Eu penso que todos esses eventos precisam ser discutidos e avaliados democraticamente com um debate muito sério com a comunidade. Acho que o Carnaval se adaptou melhor na Rua Plácido de Castro. Mesmo assim, acho que ele tem que passar por uma discussão. Considerando que a Festa da Uva é tradicional e muito importante para a cidade, penso que se permanecesse no Centro estaria bem colocada. Mas não temos uma opinião final sobre esses temas hoje. Em cada um desses temas, como saúde, educação, transporte, pretendemos que a sociedade seja efetivamente chamada a discutir. Hoje, temos mecanismos para fazer consulta social sem ter gastos. A principal questão é a solução pelo diálogo."
Leia mais:
As prioridades de Néspolo para Caxias do Sul
Néspolo antecipa discurso de campanha e fala em cortes na máquina pública
Surge mais um pré-candidato no PSOL à prefeitura de Caxias
Pepe Vargas é pré-candidato irreversível em Caxias do Sul
Caxias do Sul tem 27 partidos políticos registrados
LOCAL DA FEIRA DO LIVRO
"Para mim, está claro que a Feira do Livro deve permanecer na Praça (Dante Alighieri). Precisa ser respeitada a opinião de quem faz o evento. A condução desse debate por essa administração municipal está sendo muito mal encaminhada. Não está respeitando o diálogo e a opinião de todas as partes interessadas. Nada na administração pública pode ser feito por imposição, na base da birra. O princípio da administração pública é o interesse público, e o interesse público tem que ser verificado com a opinião de todos."
EDUCAÇÃO INFANTIL
"O problema é muito grave e está no descumprimento das promessas de 2012. A demanda é grande e aumentou. O Judiciário começou a conceder o direito ao cidadão de ter o filho atendido na escolinha. Houve uma distorção, mas porque o município não atendia à demanda. Têm de ser construídas novas instalações e, em alguns locais, é possível fazer um projeto de regularizar as mães “crecheiras”, famílias que cuidam de crianças em casa. É uma realidade dos bairros. É possível fixar critérios, dar autorização em certos casos e fiscalizar."
CARGOS EM COMISSÃO, OS CCS
"Fizemos um debate amplo e vamos apresentar uma proposta de reforma administrativa para a Câmara discutir e aprovar. Temos um consenso de que tem que haver um corte profundo e estamos colocando em nosso programa um corte de 50% dos CCs. Há necessidade de enxugar a máquina. O ano que vem será de grandes dificuldades. O prefeito fala em possibilidade de parcelamento de salários. Hoje, essa quantidade de CCs e a forma como é composta privatiza o município no interesse de seis, sete siglas que partilham esses cargos entre si."
SIM CAXIAS
"Era preciso uma mudança no sistema viário, mas temos críticas na forma como ela foi feita, sem debate. Uma obra cara e podia fazer mais com o mesmo recurso. Por exemplo, nos corredores de concreto tínhamos de ter feito uma canalização para esperar no futuro as linhas telefônicas, elétricas, de internet. Outra coisa a reavaliar é a proibição de dobrar à direita na Pinheiro Machado e Sinimbu. Tem ruas que precisam ser repensadas, com estudo técnico. Lamentavelmente, Caxias não se modernizou. Em diversas ruas, uma sinaleira abre e outra fecha. Há um descompasso geral no trânsito, mas relativamente simples para ser sincronizado."
SEM PARCEIROS
"Temos um limite político e ideológico que não poderíamos fazer alianças com certos partidos que não estão no nosso perfil. E a ampla gama de partidos tem objetivos particulares, muitos com interesses de negociação de tempo de televisão. Outro fator que observei com quem a gente dialogou foi o problema dos cargos de confiança. Quando algum grupo político apresenta uma proposta de que aquele partido vai receber um benefício de um CC x ou y, isso modifica completamente a postura daquele partido."
DEGRADAÇÃO DO CENTRO
"É preciso convocar todos os setores, em especial os comerciantes e comerciários, para que participem dessa revitalização. Nós pensamos em humanizar o Centro com procedimentos que não tragam custos exagerados, mas que possam garantir que as pessoas venham para o Centro. A gente precisa que essas pessoas que estão no mercado informal tenham algum tipo de direcionamento produtivo de trabalho."
ATENDIMENTO DO SUS
"Achamos que tem que ampliar. Não tem como ficar só no Pronto-Atendimento 24 Horas. Está superlotado. Tem que descentralizar para atender à população com atendimentos em regiões da cidade no período de 24 horas. Nosso plano de governo pressupõe em utilizar melhor o que já existe. Neste momento, não há necessidade de construir novos (prédios). Tem espaço que poderia fazê-los funcionar 24 horas."
DESENVOLVIMENTO
"Caxias está muito atrasada e perdendo empresas para os municípios vizinhos por conta de uma prática que é de dificultar os interesses dessas empresas. Primeiro, temos que, no mínimo, dar os mesmos benefícios que nossos vizinhos. Propomos a criação de um novo distrito de desenvolvimento econômico e social em uma área entre o Aeroporto de Vila Oliva e a Rota do Sol. Ali, vamos oferecer apoio, incentivo e organização para novas empresas. Vamos organizar um novo núcleo educacional e habitacional. Essa área é para atrair empresas, em especial de tecnologia limpa. O município deve dar incentivos para sua instalação, pois terá retorno com empregos e com impostos que essas empresas vão recolher."
PRIORIDADE
"A nossa prioridade é o atendimento às pessoas. Nossa visão de política sustentabilista é de trabalhar para manter um equilíbrio social."