A cidade que queremos, naquilo que é possível idealizar, seria o somatório da cidade que cada um dos mais de 474 mil moradores de Caxias do Sul quer. No entanto, essa operação é muito mais do que uma operação matemática, e é impossível de se conciliar. Os desejos e pontos de vista se superpõem e se contrapõem. Um quer a cidade assim, outro quer o contrário. Ou então dois querem a cidade da mesma forma, mas um pensa que se chega lá de um jeito, o segundo, por outro caminho.
Leia mais
Especialista diz que caxienses têm de 'gostar da rua'
Semana começa com indefinição do PMDB e apoios para o PDT em Caxias
Oito partidos anunciam apoio ao pré-candidato Edson Néspolo
Divergências afloram entre PMDB e PDT em Caxias do Sul
"Nós não vamos ficar a vida inteira esperando pelo PMDB", diz Edson Néspolo
Para organizar e superar essas dificuldades, existe a democracia. E a democracia no município está às vésperas de ser exercitada e renovada. Em outubro, quase 300 mil eleitores escolherão o novo prefeito ou prefeita, novos vereadores e, tomara, um número de vereadoras mais representativo do que na eleição passada, quando apenas uma foi eleita. Esses candidatos, em especial os candidatos a prefeito, precisam ter uma ideia de cidade, que eles irão propor, e apresentá-la aos eleitores.
Para ajudar nesta complexa tarefa de pensar a cidade, de identificar suas dificuldades, de propor alternativas e soluções, de traduzir a cidade que queremos, o Pioneiro começa um tratamento editorial especial para as eleições – não por acaso no dia em que a cidade faz aniversário e completa 126 anos desde que se emancipou política e administrativamente. O Pioneiro quer debater a cidade que queremos com os leitores e internautas. Quer recolher as percepções, sentimentos, angústias e propostas dos moradores sobre oito eixos que reúnem, de forma muito esquemática, a vivência da cidade, isto é, de seus moradores.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Dentro de cada eixo, haverá subdivisões que serão detalhadas em cada reportagem, a fim de possibilitar a abordagem e o aprofundamento dos diversos aspectos da vida de uma cidade. Serão oito reportagens com indicadores, cenários, diagnósticos e identificação de caminhos possíveis. E muito importante: você poderá contribuir com suas ideias para formular, ao final, uma compilação com as melhores propostas para a cidade, a serem apresentadas aos candidatos antes das eleições. Você poderá participar pelo Facebook, Twitter, e-mail, WhatsApp (54- 9921-228) ou ainda enviando uma carta ao Pioneiro.
Qual a cidade que queremos? Vamos pensá-la, todos juntos, a partir de agora.
Clique na imagem abaixo e acompanhe as reportagens da primeira fase do projeto A Cidade que Queremos.