Manifestantes contrários ao governo federal realizam, neste domingo, protesto em Caxias do Sul pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff e em apoio à Operação Lava-Jato. O ato segue os moldes dos realizados em março, abril e agosto do ano passado.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A concentração será às 15h na Praça Dante Alighieri. Os participantes seguirão em caminhada pela Avenida Julio de Castilhos até a Rua Feijó Junior. Depois, eles retornam à Praça Dante pela Sinimbu.
A mobilização, organizada pelo Movimento Brasil Livre (MBL), tem o apoio de outros grupos, como o Movimento Brasil e o Movimento Contra a Corrupção. A expectativa da organização é de que o protesto tenha duração de duas horas e reúna entre 20 mil e 25 mil pessoas. A Brigada Militar atuará na segurança.
Conforme o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), Ronaldo Buss, todo o efetivo estará trabalhando no domingo, sem nenhum policial de folga. Em reunião nesta semana com os organizadores, Buss orientou que os manifestantes não usem máscaras e mochilas. Caso contrário, serão abordados.
- Pedimos que façam um protesto de forma ordeira.
Pelo menos 15 municípios da região farão protestos no domingo, entre eles, Bento Gonçalves e Farroupilha. Em todo o país, cerca de 200 cidades brasileiras terão atos organizados pelo MBL. Em 2015, foram três protestos: em março, abril e agosto.
Os manifestantes também preparam uma carreata para este sábado como forma de convidar a população para o protesto de domingo. A saída será às 14h da passarela do São Ciro, na BR-116. A carreata seguirá pelas perimetrais Norte e Sul e percorrerá a Avenida São Leopoldo até a Sinimbu. O término é na Praça Dante Alighieri.
Em Caxias, não haverá atos de grupos pró-governo no domingo. Militantes e simpatizantes do PT e PCdoB participam de manifestação em Porto Alegre.
Como estará o trânsito no domingo:
- O trânsito será bloqueado às 14h na Rua Sinimbu esquina com a Visconde de Pelotas e na Dr. Montaury com a Avenida Júlio de Castilhos.
- Durante a passeata, os trechos percorridos pelos manifestantes serão interrompidos também.
- A interrupção nesses trechos em que a manifestação estiver ocorrendo se estenderá às esquinas com as ruas Pinheiro Machado e Os Dezoito do Forte.
Manifestação
Protesto contra o governo deve reunir 25 mil pessoas no domingo, em Caxias
A concentração será às 15h, na Praça Dante Alighieri
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project