Na fila para atendimento preferencial no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, gestantes, portadores de deficiência e mães com crianças de colo dividem espaço com idosos. O atendimento para este público não costuma demorar muito, de acordo com Marcelo Reginatto, chefe de Cartório da 16ª Zona Eleitoral, mas muitos estão ali por falta de informação e, consequentemente, sem necessidade. O recadastramento biométrico, assim como o voto, é facultativo para pessoas com mais de 70 anos. Ou seja: só devem estar na fila aqueles que desejam votar nos próximos anos.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O que pode estar levando muitos idosos a sair de casa e ir em busca da renovação do título é o receio de perder a aposentadoria. Com a ideia de que o recadastramento é obrigatório, sob risco de ficarem sem o benefício, muitos têm se deslocado com dificuldades à sede do cartório, na Rua Garibaldi.
- Estou aqui porque tenho medo de ficar sem os meus direitos. Disseram que o meu CPF seria cancelado se eu não viesse. Se ele for cancelado, perco muita coisa, não é? Acho que até minha aposentadoria, que já não tem um valor muito alto - diz Neudi Pasquali, de 71 anos.
O aposentado, natural de Encantado, foi ao Cartório na segunda-feira à tarde acompanhado da mulher, a também aposentada Deonilde Pasquali, 68. Eles ficaram cerca de 10 minutos na fila prioritária e saíram felizes com o título novo em mãos. Informados por funcionários da Justiça Eleitoral de que não perderiam o benefícios do governo, prometeram compartilhar a informação com amigos da mesma idade.
- Tem uns que até agendaram o atendimento para não ficarem esperando. Sei que eles não votam mais, então eles têm o transtorno de sair de casa e ainda podem tirar o lugar de quem realmente é obrigado - pondera Deonilde.
O chefe de Cartório da 16ª Zona Eleitoral explica que quem não fizer o recadastramento terá o título de eleitor cancelado e ficará impossibilitado de votar, fazer ou renovar passaporte, adquirir empréstimos em bancos públicos e tomar posse em cargos públicos, entre outros:
- O título é o documento que será cancelado. Nossa sugestão é que o idoso reflita sobre sua condição e, se possível, faça o recadastramento. Mas ele não é obrigado. O importante é que ele veja o fato de votar e se recadastrar como um direito, não como um dever.
Documentação
Para o recadastramento, é preciso portar documento oficial de identificação (carteira de identidade ou de habilitação) e comprovante de residência emitido nos últimos três meses (se for levar um carnê de loja ou uma conta paga, observe a data de emissão, e não a data de vencimento da conta).
Recadastramento biométrico
Em Caxias, idosos com mais de 70 anos estão na fila do Cartório Eleitoral por falta de informação
Assim como o voto, o recadastramento é facultativo para pessoas com essa idade
GZH faz parte do The Trust Project