O vereador Gustavo Toigo sugeriu que o Talian seja adotado como segunda língua oficial de Caxias do Sul. O idioma foi certificado, recentemente, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passou a fazer parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL).
Para Toigo, a adoção do Talian valoriza a linguagem vêneta e impede que a tradição se perca com o tempo.
- Eu entendo que é um legado linguístico importante, resultou de vários dialetos falados e foi sendo enriquecido com termos regionais e com palavras da língua portuguesa, que foram sendo incorporado pelo vocabulário. É um orgulho muito grande, é uma língua formada no Brasil.
O vereador destaca que o Talian é falado por um milhão de pessoas no Brasil e é considerada uma língua neolatina. O projeto foi protocolado na semana passada e precisa ainda tramitar pelas comissões da Câmara antes de ser votado pelo plenário. Caso seja aprovado pelos vereadores, segue para sanção do prefeito Alceu Barbosa Velho.
Na Serra, Serafina Corrêa e Flores da Cunha já adotaram o Talian como segundo idioma. Bento Gonçalves também discute a adoção da língua.
Proposta
Vereador sugere adoção do Talian como segunda língua oficial de Caxias do Sul
Gustavo Toigo protocolou projeto na semana passada
GZH faz parte do The Trust Project