O Monumento Nacional ao Imigrante se tornará símbolo de Caxias. Nesta quinta-feira, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, por unanimidade, foi aprovado o projeto de lei com essa prerrogativa. A iniciativa é do vereador Gustavo Toigo (PDT). Agora, para virar lei, falta a sanção do prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). Em 2015, completam-se 140 anos da imigração italiana, no Brasil.
Durante a sessão, o parlamentar pedetista lembrou que, em 28 de fevereiro do ano passado, quando se somavam exatos 60 anos da inauguração do monumento, pelo ex-presidente da República Getúlio Vargas, a Câmara homenageou familiares dos idealizadores da obra. O ato foi no estande da Câmara na Festa da Uva. Entre os familiares estava Antonia Caringi, filha de Antonio Caringi, escultor que executou a arte final.
O casal Luiz e Enrica Zanotti, mais uma criança sendo carregada por ela no colo, serviram de modelos para que a escultura fosse confeccionada. O monumento simboliza a luta dos imigrantes na busca por prosperidade em solo brasileiro.
- A obra representa todas as etnias que procuraram Caxias do Sul para constituírem um lar. Hoje, esse processo continua com a vinda de pessoas de outros países, municípios gaúchos e demais Estados brasileiros - ressaltou o pedetista.