O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Carlos Heinen, e o coordenador da Diretoria de Infraestrutura e Política Urbana da entidade, Nelson Sbabo, entregaram na manhã desta quinta-feira ao prefeito Alceu Barbosa Velho o estudo de potencialidade de cargas do novo aeroporto de Caxias do Sul. A ideia é comprovar a viabilidade da instalação do terminal também para o transporte de mercadorias em Vila Oliva. O estudo foi solicitado à CIC pelo prefeito após audiência em Brasília com ministro da Aviação, Eliseu Padilha, no último dia 22.
Padilha vem afirmando que a prioridade do terminal da Serra é para passageiros, e os empresários batalham para que o aeroporto também seja de cargas, o que ampliaria a competitividade das indústria e melhoraria a logística.
Segundo Heinen, as projeções confirmam que a economia local e regional possui demanda para um aeroporto de cargas e de passageiros, o que torna o empreendimento pretendido pela classe empresarial viável e rentável.
Entre as informações está a de que Caxias movimenta 3 milhões de toneladas/ano de produtos, desde 2010. Deste total, 30% poderiam ser transportados via aérea, mas não é feito em função das atuais dificuldades de logística, explica Sbabo. A entidade também projetou as exportações e importações até 2020, o que demonstra potencial ainda maior de uso do aeroporto.
Satisfeito com o levantamento, o prefeito afirmou que o documento será enviado em breve ao ministro Eliseu Padilha.
Infraestrutura
CIC de Caxias entrega ao prefeito estudo sobre demanda de cargas no futuro aeroporto de Vila Oliva
Documento será enviado em breve ao ministro Eliseu Padilha
GZH faz parte do The Trust Project