Um projeto de autoria do Poder Executivo pretende transformar parte da área do Samuara, em Caxias do Sul, em loteamento. No local está instalada a represa que abastece o bairro Forqueta e parte do bairro Desvio Rizzo, além de um hotel e o Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. O projeto, que entra em primeira discussão nesta terça-feira, prevê a mudança da Planta Urbanística do município, permitindo assim, que parte da área seja utilizada para a construção de moradias.
O loteamento Parque Samuara, projeto da Samuara Empreendimentos Imobiliários S/A, é da década de 1950. Esse projeto original compreendia lotes residenciais, um hotel, uma escola (hoje o Campus 8), campos de esportes e um lago artificial, atualmente, a represa Samuara.
Devido à demanda de abastecimento da região, o Samae e a empresa fecharam um acordo para que a autarquia do município utilizasse o lago artificial e instalasse uma estação de tratamento de água. Em contrapartida, o Hotel Samuara fica isento do pagamento da conta de água.
Se o projeto de mudança da planta urbanística for aprovado e o loteamento concretizado, o Samae, em contrapartida, passará a ser o proprietário da barragem, da estação de tratamento de água e da área de proteção permanente.
Política
Projeto em discussão na Câmara de Caxias prevê loteamento no Samuara
No local, atualmente há uma represa, um hotel e uma instituição de ensino
GZH faz parte do The Trust Project