Alexandre Postal (PMDB), 52 anos, natural de Guaporé, mas com domicílio eleitoral em Bento Gonçalves desde 2011, foi reeleito para a Assembleia Legislativa com 44.856 votos. Será o sexto mandato na Casa. Ele se dedica a fazer política há 32 anos e coleciona mandatos. Ao fim da futura legislatura, terá somado 24 anos como deputado estadual.
- Só eu sei quantas vezes cruzei o Rio Grande - comenta.
Começou a atuar na política como assessor parlamentar do então deputado estadual Antônio Lorenzi (PMDB). Aos 26 anos, elegeu-se prefeito de Guaporé (1989/1992).
- Me dedico a fazer política, me orgulho de ser político - faz questão de frisar.
O deputado reeleito fala sem rodeios do aprendizado que tem obtido ao longo desses anos para garantir sucesso nas votações.
- É preciso bastante humildade para continuar ativo e estar sempre trabalhando. Também é preciso compreender as questões regionais de cada eleição, porque de uma eleição para outra o voto migra e você tem que estar preparado para isso. São alguns cacoetes que se vai pegando ao longo da vida. Eu vivo há 32 anos de política, me dedico a estudar, ver as experiências bem sucedidas e analisar erros cometidos.
Postal tem formação em gestão pública, é torcedor do Inter e do Esportivo. É casado com Rosepaula Cavanus Postal e tem uma filha, Manuela,14. Quando não está fazendo política, gosta de caminhadas, de cinema, de jogar futebol e de viajar. Foi Bento Gonçalves que lhe conferiu a maior votação (4.987 votos). Nada mais natural que a vitivinicultura passe a integrar os temas prioritários a serem abordados neste mandato, além da infraestrutura para a Serra, outro tema que está no topo de suas propostas. Depois de Bento, suas maiores votações foram em Guaporé, Garibaldi, Porto Alegre e Carlos Barbosa.
Ao longo de tantos anos na Assembleia, o deputado já ocupou várias funções, inclusive a de presidente, entre janeiro de 2012 e janeiro de 2013, quando assumiu como governador em exercício durante viagens de Tarso Genro (PT).
"Bento Gonçalves me acolheu"
Por uma estratégia política e aceitando o convite do PMDB de Bento Gonçalves, Postal tornou-se eleitor do município da Serra. Não esconde que a mudança deu-se devido às boas votações obtidas na cidade.
- Em princípio, era para concorrer a prefeito de Bento, mas depois fiz uma composição com o partido para que fôssemos de vice do PP, e tivemos sucesso. Bento Gonçalves me acolheu, me deu 5 mil votos nesta eleição. Foi uma opção visando a um projeto político com concordância do partido em Guaporé.
Sobre os resultados concretos de tantos anos na política, Postal diz que desde que se elegeu para a prefeitura de sua cidade natal, luta pela conclusão da ligação de Dois Lajeados a Bento, a ERS-431. Ele ressalta a atuação, como secretário de Transportes, em obras de infraestrutura, entre elas a Rota do Sol.
Para o sexto mandato, além de obras de infraestrutura na Serra e vitivinicultura, pretende incluir bandeiras de Bento Gonçalves na sua atuação, como a retirada do presídio do centro da cidade e a concretização do hospital público.