O projeto que autoriza o governo do Estado a doar o Complexo Maesa, antiga Metalúrgica Abramo Eberle SA, ao município de Caxias do Sul seguirá à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa após 10 dias úteis desde sua entrada no Departamento de Assessoramento Legislativo (DAL).
O projeto chegou à Casa no dia 9. O prazo começou a contar no dia 10. Como a Assembleia entrou em recesso nesta quinta-feira e permanece até 31 de julho, passaram-se cinco dias. O prazo será retomado em agosto.
Durante o período em que o projeto se encontrar no DAL, poderão ser encaminhadas emendas. Após o parecer da CCJ, será definido se precisará tramitar em outras comissões ou se já está apto a ser votado em plenário. Não há pedido de urgência na tramitação por parte do Executivo estadual.
Os deputados estaduais de Caxias, Marisa Formolo (PT), Maria Helena Sartori (PMDB) e Vinicius Ribeiro (PDT), ainda não anunciaram se pretendem encaminhar emenda. Há a possibilidade de que eles solicitem rapidez na tramitação.
A doação prevê que o complexo de aproximadamente 53 mil metros quadrados se destine a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos, garantindo a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural. Mediante a aprovação do projeto e a doação do imóvel sendo transformada em lei, a prefeitura terá dois anos para começar a recuperação do complexo.
No primeiro ano, após a publicação da lei, o município deverá promover ações necessárias à garantia da recuperação e preservação do imóvel, bem como apresentar ao governo do Estado projeto detalhado de ocupação, uso e gestão, discriminando ações e prazos de execução. Este plano deverá ser aprovado pelo Estado.
Após, será firmado um Termo de Compromisso. A partir da assinatura deste termo, a administração municipal terá mais um ano para iniciar sua execução. O projeto que propõe a transferência do Complexo Maesa foi assinado pelo governador Tarso Genro (PT) no dia 3, em Caxias.
Patrimônio público
Projeto de doação da Maesa, de Caxias, segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça em agosto
Assembleia Legislativa está em recesso até o dia 31 de julho
GZH faz parte do The Trust Project