A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promove a exposição fotográfica Vinhas da Contemplação, em comemoração à 30ª Festa da Uva, tendo como enfoque o desenvolvimento das parreiras que da fachada do Legislativo.
São 20 fotos produzidas pela estudante de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Luciane Modena, 19 anos, estagiária da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores, que acompanhou as fases da videira de junho de 2013 a fevereiro de 2014. A exposição abre nesta terça-feira, às 15h, e segue até 28 de março.
- As parreiras crescem muito rápido, como a cidade. A cada semana mudam. É um retrato da cidade - define Luciane, destacando que a presença do parreiral remete à história, à essência do caxiense.
O prédio da Câmara tem 4.975,37m2 de área construída. As parreiras encontram-se em 700 metros quadrados, servindo como quebra-sol natural nos meses de verão, além de embelezar. O projeto dom prédio do Legislativo caxiense é de autoria do arquiteto João Alberto Marchioro. A obra foi concluída em 1996. Em 1997, as videiras foram plantadas e, em 1998, surgiram os primeiros frutos.
Embora tenham sido plantadas para serem ornamentais, protegendo o prédio do sol forte no período de verão, a colheita chega a até 500 quilos de uva/ano. A variedade Isabel é responsável por 98% da produção. As videiras têm irrigação automática, das 10h às 10h15min e das 19h às 19h15min. As uvas legislativas são servidas na Casa e chegaram até a ser distribuídas a turistas em outras edições da Festa da Uva.
- Devido à localização, com sol pela manhã e à tarde, senti que precisava ter um quebra-sol, pois no verão é muito quente. Então, tive a ideia das parreiras, porque elas têm folhas caducas, que caem no inverno, e são próprias para isso. Criamos uma barreira para o sol com circulação de ar entre a planta e as esquadrias - conta Marchioro.
- A uva é um símbolo de Caxias, e prédio público tem que ter caráter de prédio público - ressalta o autor do projeto escolhido por meio de concurso em 1983.
O presidente da Câmara, Gustavo Toigo (PDT), entende que as parreiras representam a força de trabalho da comunidade, além de contemplar elementos que dialogam com a natureza. A mostra, diz Toigo, é uma homenagem à comunidade caxiense e aos visitantes.
As fotografias contemplam o amarelo e a queda das folhas, a brotação, floração e a formação de novos frutos. A exposição poderá ser conferida das 8h30min às 11h45min e das 13h15min até o final das sessões legislativas, de terças a quintas, e nas segundas e sextas até as 18h, no Espaço Cultural Mário Crosa, na Câmara de Vereadores.
Homenagem à Festa da Uva
Parreiras na fachada da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul são destaque em exposição fotográfica
Trabalho foi desenvolvido de junho de 2013 a fevereiro de 2014 acompanhando as fases da videira
GZH faz parte do The Trust Project