Fora dos gabinetes e da tribuna, a atividade esportiva tem lugar certo para vários políticos de Caxias do Sul. Eles vão além do futebol, prática comum entre a maioria. Alguns são adeptos de esportes radicais ou diferenciados.
Judô, tiro, surfe, mergulho e muita corrida estão entre as práticas de vereadores e secretários municipais. Até uma das novidades do momento, o Kangoo Jump, integra a lista. Confira algumas opções dos políticos da cidade.
Cassina tem história no esporte
Durante 10 anos ele foi paraquedista. Depois, por 25 anos, foi goleiro de futebol de salão e de campo. Também fez natação, judô e chegou a treinar box. As atividades esportivas sempre estiveram na vida do vereador do PTB Flávio Cassina, 66 anos, que desde 1989 ministra cursos de tiro - tem registro no Exército como atirador, caçador e colecionador. Ele está neste ramo há 52 anos devido aos negócios da família.
O futebol acompanhou o vereador desde garoto. Afinal, o pai, Silviro Cassina, jogou no Juventude e trabalhou mais de 30 anos no clube.
O que mais chama atenção é sua relação com o paraquedismo civil desportivo. Em 26 de abril de 1970, aos 23 anos, ele e cerca de 15 pessoas fundaram o Caxias Paraquedismo Clube. Aí começou a saltar. Tornou-se instrutor com curso na Confederação Brasileira de Paraquedismo e disputou dois campeonatos brasileiros e um gaúcho. Aos 32 anos, porém, sofreu um acidente. O resultado foi uma fratura no tornozelo esquerdo que o impossibilitou de continuar.
As aventuras de Guila no mar
Aos nove anos, Guila Sebben ganhou uma planonda e começou a surfar em Noiva do Mar. Em 2000, veio o mergulho. Aos 37 anos, além do surfe, o vereador do PP pratica mergulho autônomo, atividade esportiva feita em dupla, por segurança. Os esportes são radicais, mas Guila diz que para ele é um relax.
- É uma sensação ótima. Além da questão visual, é um ambiente tranquilo.
A dica quando se está no fundo do mar é não se apavorar, não reagir de imediato, para que não se tenha reação de pânico. É preciso ter respeito com o mar - completa.
Além do litoral brasileiro, com destaque a Fernando de Noronha (PE), ele praticou o esporte na Patagônia (Argentina), em 2010, e em Cozumel e Cancun (México), em 2012.
Felipe se dedica às corridas
O vereador Felipe Gremelmaier (PMDB), 35 anos, há três anos e meio tornou-se adepto de corridas. Inicialmente, por questões de saúde, depois de uma lesão no joelho direito num jogo de futebol.
Agora, a sensação de desafio físico e mental é o que "o faz correr". Felipe contabiliza mais de 30 provas, em Caxias, Porto Alegre e litoral gaúcho.
- O objetivo não é ganhar provas e sim vencer o próprio limite - conta o vereador, que está se preparando para disputar uma maratona, ou seja, conseguir vencer 42 Km.
Fábio e as conquistas no judô
O secretário municipal de Urbanismo, Fábio Vanin (PP), 32, é faixa preta de judô desde 1999, esporte iniciado em 1991. A partir de 2000, ele deu uma pausa. Em 2013, retomou a atividade semanalmente.
- O judô é uma filosofia, que trabalha o respeito e a hierarquia - diz Fábio, ressaltando a disciplina exigida e a contribuição que teve para a sua formação.
Fábio foi campeão brasileiro no individual e por equipe em 1994; bicampeão estadual, no individual, em 1993 e 1996. No Estado, venceu mais de 30 provas, tendo integrado a seleção gaúcha de 1994 a 1997.
Agora, além do judô, pratica mountain bike.
Drica é adepta de novidades
A secretária municipal de Turismo, Adriana de Lucena, a Drica (PP), 30, é adepta de andar de Kangoo Jump pelas ruas de Caxias. Ela mostra habilidade no uso do acessório que adquiriu há três meses, para conseguir conciliar a rotina de trabalho e ter independência na hora de escolher um horário para praticar.
Trata-se de um calçado com sistema de amortecimento que absorve 80% do impacto da atividade física. Drica conheceu o Kangoo pela internet e diz que tem a ver com sua personalidade dinâmica.
- Sempre pratiquei algum tipo de atividade física, natação, academia, aula de dança, mas senti a necessidade de realizar uma atividade ao ar livre e que me permitisse um contato com pessoas - ressalta a secretária.
Edson mantém o ritmo
O ex-presidente da Câmara de Vereadores, Edson da Rosa (PMDB), 49, tem uma lista variada de esportes no currículo. Ele jogou handebol, vôlei e futebol, mas é a corrida o que o mantém ligado à atividade física, hábito adquirido na época do quartel.
- Nunca parei de correr - afirma Edson, ressaltando que seu maior percurso foi de Caxias a Caravaggio, num total de 22,5 Km, o que ele pretende repetir.
Um novo desafio se desenha para o vereador: participar da corrida de São Silvestre no final de ano. Neste mês, descansando na Praia da Cal, em Torres, ele mantém o ritmo à tardinha.