A prefeitura de Caxias do Sul deve anunciar nos próximos dias a construção da primeira escola projetada para ser de tempo integral. A obra será em parceria com a Caixa Econômica Federal pela contrapartida pelo volume de construções do projeto Minha Casa, Minha Vida e estará localizada no Loteamento Campos da Serra.
Nesta quarta-feira passou em primeira discussão na Câmara de Vereadores o projeto do Executivo para desafetar a Rua 24 do Loteamento Campos da Serra. O projeto entra em votação na sessão desta quinta. A alteração destina-se à implantação de equipamentos públicos sobre a área que será aglutinada aos imóveis das quadras números 3.471, 3.472 e 3.473 utilizados para a construção.
Conforme a justificativa do projeto enviado à Câmara, "a Rua 24 é estritamente local e tem a extensão de um quarteirão, terá uma função social muito mais significativa, não acarretando qualquer prejuízo à mobilidade urbana."
O investimento no complexo educacional é estimado em R$ 5 milhões, com previsão de R$ 3,6 milhões por parte da Caixa e o restante do município. A capacidade será para 500 alunos do ensino fundamental. O nome escolhido pelo governo é Escola Municipal de Turno Integral Engenheiro Leonel de Moura Brizola. O prazo para construção previsto é de 12 a 18 meses e a intenção é de que esteja concluída para o início do ano letivo de 2015.
Além da escola projetada, outras deverão se tornar de tempo integral em 2014. Ainda não estão definidas quais. A intenção é implantar em escolas já existentes, promovendo as adequações necessárias durante as férias.
Atualmente, o município já conta com o chamado turno inverso, que consiste em atividades pedagógicas e sócio educativas extracurriculares. O atendimento de tempo integral prevê que os alunos entrem pela manhã na escola e saiam à tarde, intensificando as atividades pedagógicas, com um mínimo de sete horas, recebendo cinco refeições diárias.