A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou nesta quarta-feira , por unanimidade, o projeto de lei do Executivo que cria 40 concessões de táxis, 37 convencionais e três adaptados para o transporte de pessoas com deficiência. As novas permissões serão utilizadas gradativamente até o final do governo Alceu Barbosa Velho (PDT).
A criação desse número de licenças é para evitar que um novo processo tenha que ser reaberto em curto espaço de tempo. Até dezembro de 2016, Caxias do Sul terá 356 táxis. Atualmente, são 316.
Os critérios do edital pautaram as manifestações dos vereadores durante a sessão. O petista Rodrigo Beltrão alertou para que não sejam cometidos os mesmos erros da administração passada, quando de 135 interessados, 68 empataram com a pontuação máxima, e a prefeitura precisou realizar um sorteio para definir os 40 novos taxistas.
O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Zulmir Baroni Filho, adiantou que o município já está trabalhando no edital, com o cuidado para que não sejam cometidos os mesmos erros. Baroni disse ainda que será necessária a realização de uma audiência pública.
- Agora, vamos começar a definir. O objetivo é de que ocorra logo. Já temos um esboço do edital.
Conforme o projeto, para a apresentação da proposta a SMTTM realizou levantamentos em diversos pontos fixos de táxi em novembro e dezembro de 2012 e abril de 2013. O projeto prevê que as licitações tenham prazo de 10 anos, prorrogáveis por mais 10.
Transporte
Aprovada criação de 40 permissões para táxis em Caxias do Sul
Votação ocorreu nesta quarta-feira. Até final de 2016, frota terá 356 veículos
GZH faz parte do The Trust Project