Críticas desferidas pelo presidente do PDT de Caxias do Sul, vereador Pedro Incerti, na sessão de terça-feira, ao prefeito Alceu Barbosa Velho por ter viajado à Colômbia tornaram públicas as divergências existentes, criando um clima de constrangimento entre lideranças da sigla.
Alceu viajou na segunda-feira para conhecer sistemas de transporte coletivo urbano na Colômbia. Em julho ele esteve na Coréia do Sul para conhecer usinas de produção de energia a partir do lixo. Há duas semanas, anunciou cortes de gastos, pretendendo alcançar uma economia de, no mínimo, R$ 30 milhões até o final do ano. O assunto será tratado em uma reunião da bancada na Câmara de Vereadores.
- Já que precisamos reduzir os gastos, vamos reduzir. E, se a ordem é para ninguém do governo viajar, esse bom exemplo deve começar pelo chefe - disparou Incerti no plenário.
Na manhã desta quarta-feira, o presidente do PDT reforçou suas manifestações e ampliou o bombardeio em entrevista à Rádio São Francisco.
- Quando ele diz 'aqui ninguém mais viaja, só eu', não é uma coisa democrática, é uma atitude agressiva - definiu Incerti.
E prosseguiu:
- Precisa ter mais humidade, respeitar mais os partidos, falar 'o nosso governo fez, o nosso governo está fazendo, o nosso governo vai fazer', e não na primeira pessoa como tem ocorrido.
Alceu, de Cáli, na Colômbia, disse que respeitava a posição de Incerti.
- Com os outros partidos está tudo certo, já com o meu... Sempre falo 'o nosso governo', não estou entendendo. Ele e o Beltrão pensam assim, outro dia eles estavam brigando... Respeito a crítica, mas eu acho que estou certo em viajar - declarou o prefeito.
O líder da bancada, Jaison Barbosa, disse que foi uma declaração pessoal de Incerti, pois não houve discussão sobre o assunto dentro do partido. O deputado estadual Vinicius Ribeiro defende que discussões na esfera partidária sejam tratadas dentro do partido.
- Não estou tirando a autoridade e o direito dele na condição de vereador de reproduzir o seu pensamento, mas o que é relacionado ao partido tem que ser tratado dentro do partido - definiu o deputado.
O líder do governo na Câmara, Gustavo Toigo, também entende que foi uma opinião individual e diz que não sabe o que aconteceu com Incerti e Alceu para o presidente do partido ter feito tais declarações.
Para o secretário municipal de Governo, Agenor Basso, a manifestação foi inadequada. Edson Néspolo, ex-presidente do PDT, disse que as declarações criam mal-estar e que o prefeito tem sido muito zeloso e cuidadoso em suas ações.
Crise Governista
Presidente do PDT de Caxias do Sul expõe divergências com o prefeito Alceu Barbosa Velho
Vereador Pedro Incerti criticou viagens ao exterior e disse que é preciso ter mais humildade
GZH faz parte do The Trust Project