Dois anos após lançarem a ideia, em agosto de 2011, os entusiastas da Rodovia da Serra seguem mobilizados em torno de um novo objetivo. Lideranças empresariais da região pressionam o Ministério dos Transportes para que a obra tenha a mesma agilidade que o governo federal adotou ao encampar o projeto. Em outubro, a Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (Cics Serra) deve ir a Brasília pedir à bancada gaúcha no Congresso que cobre rapidez na construção da estrada, que vai desafogar o trecho saturado da BR-116 na Região Metropolitana.
No vídeo, veja trechos do traçado da futura Rodovia da Serra.
Oficialmente batizado de extensão da BR-448, o projeto consiste em uma rodovia paralela à BR-116, totalizando 32 quilômetros entre Nova Santa Rita e Estância Velha. A BR-448 é a Rodovia do Parque, que está sendo construída entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul para ser uma alternativa à 116, com investimento de R$ 1,07 bilhão. Porém, ela contempla apenas cidades da própria Região Metropolitana, deixando de fora a Serra, o Vale do Sinos e o Vale do Paranhana, que deverão ser atendidas pela Rodovia da Serra.
Em abril, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 530 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) para tirar o projeto do papel. Atualmente, está em curso um estudo de viabilidade, que seria concluído agora em setembro. Mas, devido à greve de servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), deve ficar pronto somente em dezembro. O Ministério dos Transportes garante que isso não deve atrasar o lançamento da licitação, previsto para junho de 2014.
Em junho, após o anúncio de Dilma, a entidade esteve no Ministério dos Transportes cobrando agilidade no processo. A Cics irá pedir que a bancada gaúcha faça coro ao pedido e encaminhe uma moção de apoio à obra. Com isso, pretende que as questões administrativas, como projeto executivo, licitação, licenciamentos e desapropriações, estejam superadas até o fim de 2014 para que, no início de 2015, as obras efetivamente se iniciem. De acordo com Petry, devido à baixa complexidade do projeto - exceto a parte de uma ponte sobre o Rio dos Sinos - o primeiro trecho da rodovia, até Portão, deve ficar pronto em quatro anos.
Infraestrutura
Licitação da Rodovia da Serra deverá ser lançada em junho de 2014
Ideia foi apresentada há dois anos por empresários da região como alternativa à saturada BR-116
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