A mudança no início das sessões da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul das 17h para as 15h45min, devendo ser implantado até o início de julho, implicará numa série de adequações no funcionamento da Casa.
A alteração é resultante de um projeto de resolução do vereador Zoraido da Silva (PTB) e foi aprovada na noite de quarta-feira.
Adequações do Regimento Interno, novo cronograma de reuniões das comissões permanentes, adequação da grade da TV Câmara são alguns dos pontos a serem revistos. Conforme o presidente da Câmara, Edson da Rosa (PMDB), as medidas necessárias estão sendo avaliadas pela assessoria legislativa e, posteriormente, haverá reunião com os vereadores.
O que deve sofrer alteração
:: O protocolo de requerimentos e votos de congratulações atualmente pode ser feito até as 16h. O horário terá de ser alterado, prevendo que poderá ser feito uma hora antes do início da sessão.
:: As reuniões das nove comissões permanentes ocorrem nos mesmos dias de sessões ordinárias (terças, quartas e quintas), às 14h, 15h e 16h na sala com equipamento técnico para gravação e taquigrafia. O cronograma precisará ser revisto. A possibilidade é de que sejam antecipadas para a manhã e às 13h. Também podem ser incluídas as segundas e sexta-feiras. Não há impedimento legal para que as reuniões das comissões permanentes se realizem em outras salas.
:: As audiências públicas podem ser à tarde, à noite ou pela manhã, desde que não conflitem com as sessões ordinárias.
:: As sessões ordinárias continuarão a ser transmitidas ao vivo pela TV Câmara. Será necessário alterar e adaptar a grade de programação.