Entre os 18 detidos na madrugada desta segunda-feira pela Operação Concutare, da Polícia Federal (PF), está o empresário caxiense Nei Renato Isoppo, diretor-proprietário da empresa de água mineral Boca da Serra, em Vila Seca. O nome de Isoppo surgiu no início da noite, depois de um dia de muitos boatos na cidade em torno da identificação do caxiense.
Além de Isoppo, foram presos os secretários de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Carlos Niedersberg, e de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia e o ex-secretário estadual de Meio Ambiente e ex-deputado estadual Berfran Rosado.
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região expediu 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária. Segundo a PF, o grupo identificado durante as investigações iniciadas em junho de 2012 é formado por servidores públicos, consultores ambientais e empresários.
Eles são suspeitos de atuar junto aos órgãos de controle ambiental estaduais e municipais para obter ou conceder, ilegalmente, licenças ambientais e autorizações para exploração mineral.
Os mandados de busca e apreensão foram repassados para cumprimento por 150 policiais federais nas cidades de Porto Alegre, Taquara, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santa Cruz do Sul e São Luiz Gonzaga, além de Florianópolis. Foram apreendidos documentos, computadores, armas e cerca de 500 mil em reais, além de US$ 44 mil e 5,2 mil euros
Operação Concutare
Empresário de Vila Seca, distrito de Caxias do Sul, é preso pela PF
Nei Renato Isoppo é diretor-proprietário da empresa de água mineral Boca da Serra
GZH faz parte do The Trust Project