Lideranças políticas de Farroupilha e Bento Gonçalves manifestaram-se contrárias à denominação proposta pelo deputado estadual Vinicius Ribeiro (PDT) ao projeto de sua autoria para a criação da região metropolitana, reunindo 13 municípios. Apesar de apoiarem o projeto, diante dos benefícios que a iniciativa pode proporcionar, o nome Região Metropolitana de Caxias do Sul não agrada aos vereadores e prefeitos.
Na sessão de terça-feira, a Câmara de Vereadores de Farroupilha oficializou a posição contrária. Nesta quarta-feira, a presidente da Casa, Maria da Glória Menegotto (PDT), encaminhou ofício ao deputado. Ela destaca que a contrariedade não é ao projeto, mas à nomenclatura. A ideia é de que seja chamada de Região Metropolitana da Serra Gaúcha.
O prefeito Claiton Gonçalves (PDT), sugeriu, inclusive, que seja Região Metropolitana do Vinho ou Região Metropolitana de Caravaggio. Os vereadores acreditam que um nome genérico, que não cite um município, integraria a região.
Em Bento, uma moção de autoria do presidente da Câmara, o também pedetista Valdecir Rubbo, aprovada em 8 de abril, aponta que a adoção do nome de Região Metropolitana da Serra Gaúcha "enalteceria de igual forma todas as cidades abrangidas no projeto". O deputado, que já esteve na Câmara de Farroupilha falando sobre o projeto, foi convidado para ir ao Legislativo de Bento.
Vinicius garante estar aberto a sugestões para construir e não vê problemas em alterar o projeto.
- Não vamos reduzir a importância do projeto ao nome. Já há uma convergência a essa mudança de status - afirma o deputado.
O Projeto de Lei Complementar nº 21/2013, prevê a criação da Região Metropolitana de Caxias do Sul, composta pelos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, São Marcos, Nova Pádua, Monte Belo do Sul, Santa Teresa e Pinto Bandeira.
Municípios
Bento e Farroupilha se opõem ao nome de Caxias do Sul no projeto de região metropolitana
Sugestão é de que conste Serra Gaúcha na nomenclatura
GZH faz parte do The Trust Project