O advogado do empresário Nei Renato Isoppo, diretor-proprietário da empresa Água Mineral Boca da Serra, de Vila Seca, em Caxias do Sul, Angelo Augusto Neves Xavier, aguarda a cópia do processo que levou seu cliente à prisão durante a Operação Concutare, deflagrada na manhã desta segunda-feira. Isoppo encontra-se detido no Presídio Central, em Porto Alegre.
Conforme Xavier, seu cliente ficou surpreso com a acusação. O advogado só vai se manifestar após analisar a fundamentação do processo. O Pioneiro conversou com Xavier, por telefone, quando ele estava no Tribunal Federal da 4ª Região, aguardando informações.
Isoppo foi detido em Caxias do Sul e levado a Porto Alegre pela Polícia Federal. Além dele, foram presos os secretários de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Carlos Niedersberg, e de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia, e o ex-secretário estadual de Meio Ambiente e ex-deputado estadual Berfran Rosado.
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região expediu 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária. Segundo a PF, o grupo é formado por servidores públicos, consultores ambientais e empresários. Eles são acusados de atuar junto aos órgãos de controle ambiental estaduais e municipais para obter ou conceder, ilegalmente, licenças ambientais e autorizações para exploração mineral.
Operação Concutare
Advogado de empresário de Caxias do Sul, preso pela PF, aguarda cópia de processo
Proprietário da Água Mineral Boca da Serra ficou surpreso com a acusação e continua detido no Presídio Central
GZH faz parte do The Trust Project