Atração deste sábado na inauguração da Barragem do Marrecas, em Caxias do Sul, a presidente Dilma Rousseff deve desembarcar sexta-feira à noite em Porto Alegre. Na carona da agenda oficial, a petista aproveita para reencontrar a família, que passará o Natal com a chefe de Estado em Brasília.
Dilma chegará ao Rio Grande do Sul após um dia intenso. Sexta pela manhã vai a São Paulo participar de um almoço com catadores de resíduos recicláveis. Em seguida, embarcará para Belo Horizonte, onde prestigiará a reinauguração do Mineirão, um dos estádios que receberão jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.
Concluídos os compromissos, a presidente deve voar para Porto Alegre. Repousa ao lado da filha, Paula, e do neto, Gabriel - também existe a possibilidade de um pernoite em Brasília, no Palácio da Alvorada. Como a solenidade em Caxias está marcada para o final da manhã de sábado, Dilma desce no aeroporto da cidade serrana, seguindo de helicóptero até a região do Marrecas, no distrito de Vila Seca.
Acompanham a comitiva presidencial o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que mantém sua base eleitoral em Caxias. Os dois chegam sexta ao Estado, mas realizam agendas separadas.
Um dos principais projetos do prefeito José Ivo Sartori, a barragem promete assegurar o abastecimento de 250 mil pessoas pelos próximos 20 anos. O sistema, apto a armazenar 33 bilhões de litros de água, custou R$ 250 milhões, parte financiada por recursos da União.
Passada a solenidade de inauguração, Dilma volta a Porto Alegre para aproveitar o restante do sábado. A presidente dorme na Capital, retornado a Brasília no domingo, já acompanhada dos familiares.
Agenda
Dilma Rousseff chegará em Caxias do Sul após uma sexta-feira intensa
Presidente inaugurará a Barragem do Marrecas na manhã de sábado
GZH faz parte do The Trust Project