A lei sobre preservação do patrimônio histórico que atualmente vigora em Caxias do Sul é de 1987. Frente à idade avançada da norma, o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da prefeitura e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) uniram-se para a atualizar a legislação. e facilitar a preservação do patrimônio.
A nova proposta será votada nesta quarta-feira pela Câmara de Vereadores e deve ser aprovada. Na terça-feira, na primeira discussão, parlamentares se manifestaram a favor da proposta.
Entre os avanços com relação à lei antiga, a diretora de Memória e Patrimônio da prefeitura, Liliana Henrichs destaca o tombamento de bens imateriais, como festas, pratos típicos e expressões, e bens móveis, como peças de mobiliário ou decoração.
O interior também será contemplado com a nova regra: os donos de prédios tombados passarão a receber o potencial construtivo do imóvel. Tanto na zona rural quanto na cidade metade do incentivo em dinheiro deverá ser aplicado no restauro ou preservação dos prédios.
Patrimônio histórico
Proposta da prefeitura beneficiará tombamento de prédios na zona rural de Caxias do Sul
Projeto que será votado hoje na Câmara de Vereadores também inclui a proteção de bens imateriais e móveis, entre outros avanços