A eleição do republicano Donald Trump nos Estados Unidos repercutiu na sessão da Câmara de Caxias do Sul desta terça-feira. O assunto foi tema de manifestações de integrantes de partidos da aliança de direita em torno da candidatura de Maurício Scalco (PL). O vereador Adriano Bressan (PP) dirigiu-se do seu gabinete até o plenário com um boné de Trump (na foto acima). Foi Bressan também quem introduziu o assunto no espaço destinado a votos de congratulações ou de pesar. Foi seguido por Sandro Fantinel (PL). Já Lucas Caregnato (PT) tratou com ironia a celebração de integrantes da direita pela vitória de Trump. Ao final da sessão, Gladis Frizzo (PP), candidata a vice de Scalco, respondeu a Caregnato que e vitória de Donald Trump deve ser comemorada, sim, pela direita. Confira a seguir as manifestações dos vereadores.
“Dia muito feliz muito comemorado em todo o mundo. Venho fazer voto de congratulações ao novo presidente dos EUA, Donald Trump. Gostaria de parabenizar. Tenho certeza absoluta de que os americanos fizeram uma ótima escolha, principalmente na questão da liberdade econômica.” Adriano Bressan (PP)
“Nós, os liberais, tremenda alegria e felicidade. O país mais poderoso do planeta escolheu a direita, e o mais importante: foram os trabalhadores, os humildes, os afrodescendentes que escolheram essa nova liderança, porque a outra (alternativa de governoi, do Partido Democrata) não funcionava.” Sandro Fantinel (PL)
"A extrema direita caxiense tem que festejar a vitória do Trump. Porque perderam o governo federal, perderam o governo do Estado, perderam o governo municipal. Só resta festejar a vitória do Trump. Mas a Kamala (Harris, candidata do Partido Democrqta, que perdeu a eleição) não vai querer invadir o Capitólio. Nosso modus operandi é diferente.” Lucas Caregnato (PT)
“Nós temos que comemorar, sim, a vitória do Trump, que lá elegeram a direita, porque é um país desenvolvido. Nós, aqui, se comemora a vitória do Adiló, que é uma cidade subdesenvolvida. Parabéns. Enquanto nós formos subdesenvolvidos, a direita não vai vencer.” Gladis Frizzo (PP)
“Alguns dizem que nunca elegeu governo de direita em Caxias, e por isso que Caxias está subdesenvolvida, não é verdade! Primeiro que é uma falta de respeito com o ex-prefeito Mário Vanin, que era de direita. E uma negação ao governo de extrema-direita, que foi do Governo Guerra. (...) Acho que é importante para a democracia que o presidente Lula, que tem pensamentos totalmente diferentes do presidente reeleito Trump, lá nos Estados Unidos, já estendeu a mão ao presidente Trump, reconhece a vitória de Trump, não negou o resultado da urna, diferente do que aconteceu em algumas cidades do país, inclusive Caxias do Sul, onde nós temos parlamentares que já disseram que não vão estender a mão ao prefeito ou não vão ajudar Caxias do Sul." Felipe Gremelmaier (MDB)