Bastante sintomático que o vereador Maurício Scalco (PL) não tenha abordado a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, na sessão desta quarta-feira, preferindo abordar questões da cidade em suas primeiras manifestações na Câmara de Caxias do Sul e em redes sociais após a eleição. Em descompasso evidente com as principais lideranças e outros integrantes da aliança de direita, Scalco não perde a oportunidade de dedicar importância secundária à ideologização do debate:
– A população de Caxias está com os problemas agora. Buraco não tem ideologia, alagamento não tem ideologia, UPA lotada não tem ideologia, fila do CES (Centro Especializado de Saúde, na Sinimbu ) não tem ideologia, zeladoria da cidade não tem ideologia, vagas em creche não têm ideologia – frisou.
Nestes primeiros dias pós-eleição, Scalco tem se mantido em espaço próprio e absolutamente distinto das manifestações das demais lideranças da aliança de direita que se formou em torno de sua candidatura à prefeitura de Caxias do Sul. Espaço que parece fazer questão de demarcar. A campanha eleitoral ensinou a Scalco que a população quer é a solução para os problemas da cidade, e problemas não faltam.
"O responsável tem nome", celebra Marcon
Já o deputado federal Mauricio Marcon (Podemos), que ideologiza o debate cada vez que abre a boca, acompanhou a apuração da eleição norte-americana em rede social, onde escreveu: "O grande responsável pela vitória esmagadora de Trump tem nome: Elon Musk. Esse cara fez mais pela liberdade que qualquer homem vivo na terra, simplesmente fantástico!"