Será tarefa do próximo prefeito combater os problemas causados pelo abandono de animais domésticos nas ruas de Caxias, a procriação descontrolada, os maus-tratos e os incômodos como a proliferação de lixo, doenças e pulgas. Um compromisso garantido pelos cinco candidatos à prefeitura nas eleições deste ano é adotar medidas que contenham a superpopulação de cães e gatos.
Atualmente a prefeitura oferece gratuitamente um serviço de castração e microchipagem, que identifica os animais. De setembro de 2008 a agosto deste ano, 26.593 animais foram esterilizados. O município também tem um programa que busca reduzir o abandono de cães e gatos, com a distribuição de cartilhas e cartazes incentivando a posse responsável.
Apesar das medidas nos últimos quatro anos, protetores dos bichos reivindicam avanços. A Associação Amigos dos Animais (Soama) defende o aumento da castração gratuita de 700 para 1,5 mil procedimentos mensais, por exemplo.
Dentro da série de reportagens A Pergunta É, o Pioneiro questionou os candidatos a prefeito sobre medidas para reduzir a superpopulação de cães e gatos. Confira as respostas:
:: Luís Fernando Possamai (PSOL)
O PSOL implantará intensa campanha de conscientização junto à sociedade, para incentivar a adoção responsável e orientar quanto a importância de se cuidar bem dos bichinhos. É preciso que o poder público invista ainda mais nas entidades, nos profissionais que atuam na área, para que todos possam trabalhar pela posse responsável. Implementaremos a Secretaria Especial de Proteção aos Animais de Pequeno, Médio e Grande Porte.
:: Milton Corlatti (DEM)
Vamos manter e melhorar a parceria com a Soama, para a realização de ações conjuntas, como campanhas educativas, de incentivo à adoção responsável e de prevenção a problemas decorrentes do elevado número de animais abandonados em nossas ruas. Pretendemos estabelecer um diálogo sobre este assunto com toda a sociedade. Vamos estudar junto à Soama e a outras entidades a necessidade e a possibilidade de construir um abrigo municipal para animais abandonados.
:: Marcos Daneluz (PT)
Vamos realizar um controle efetivo a partir da chipagem, que permitirá mantermos um cadastro dos animais e proprietários. Também promoveremos campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância da adoção e da posse responsáveis. As demais políticas serão discutidas e planejadas juntamente com as entidades protetoras dos animais.
:: Assis Melo (PCdoB)
Nosso governo vai implantar a Coordenadoria Especial dos Direitos dos Animais que, atuando em sintonia com ONGs, trabalhará para conscientizar os donos acerca da posse responsável. Estabeleceremos políticas que atendam as demandas atuais, além de implantar um espaço público ao tratamento e castração de animais para atender as pessoas de baixa renda. A administração deve ter diálogo permanente entre a Semma, a Vigilância Sanitária, Patram e comunidade, o que hoje não existe.
:: Alceu Barbosa Velho (PDT)
Além da castração e da microchipagem, vamos intensificar a atuação na sensibilização e responsabilização dos proprietários, conscientizando-os sobre a posse responsável dos animais, para evitar o abandono, através de ações educativas em escolas, com a realização de palestras e distribuição de cartilhas. Também vamos continuar a fortalecer as ações de controle populacional dos animais com vistas ao combate das doenças provenientes desses animais abandonados e maltratados.
A Pergunta É
Candidatos a prefeito de Caxias do Sul apresentam propostas para conter abandono de cães e gatos
Atualmente, 700 animais são castrados a cada mês pela prefeitura
GZH faz parte do The Trust Project